Estudantes do curso de Nutrição participaram, na sexta feira, 12, na disciplina de Gestão em Organizações de Alimentação e Nutrição, de atividade sobre empreendedorismo na Criatec, organizada pela coordenadora da Incubadora, Maria Odete Palharini.
No primeiro momento tiveram a oportunidade de fazer um bate-papo com João Fenando Weber, sócio da empresa Doled, que desenvolve e comercializa produtos de iluminação Led para dois nichos específicos: iluminação de aquário e hidroponia. O empresário relatou sua experiência, contando que o primeiro negócio surgiu de um hobby. Ele percebeu uma oportunidade de negócio, vendeu um carro e começou o negócio na garagem de casa. Só depois incubou empresa na Criatec, e, em uma das tantas oportunidades de qualificação oferecida, tomou conhecimento do edital INOVA/SEBRAE, submeteu e aprovou um projeto. Com o recurso desenvolveu um produto que permite o cultivo de hortaliças em ambiente controlado sem uso de agrotóxicos. Com a contrapartida financeira da empresa, utilizou para construir uma sede própria e melhorar o processo produtivo.
Logo após o consultor do SEBRAE, Ezequiel Schumann Rosa, palestrou sobre o tema “Identidade Empreendedora”, fazendo com que os acadêmicos questionassem e participassem ativamente na construção de conhecimentos na área da Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Também trouxe conhecimentos sobre inovação, traços de personalidade dos empreendedores e as características do comportamento empreendedor.
Em outra data os alunos também participaram da atividade de discussão sobre responsabilidade social das empresas. “Desafiar os acadêmicos do curso de Nutrição a pensar a gestão de negócios na área de alimentação e nutrição, com perfil empreendedor e inovador, qualifica a atuação dos profissionais nas diferentes áreas de atuação do Nutricionista”, observa a professora Eilamaria Libardoni Vieira.
Segundo a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, as visitas técnicas proporcionam aos alunos conhecer a Incubadora e os benefícios que ela oferece para aqueles que querem ter seu próprio negócio, apoiando, desde a ideia até a formação e o desenvolvimento da empresa. Oferece, ainda, infraestrutura física e tecnológica e um pacote de serviços, que inclui assessorias e consultorias em cinco eixos de desenvolvimento do negócio. Possibilita também a troca de experiência com quem está vivenciando os desafios e conquistas da vida de um empreendedor.
“A fala do jovem empreendedor João Fernando despertou nos alunos o interesse de aprofundar os estudos na área e demonstrou que os acadêmicos podem sim empreender a partir dos "sonhos" pautados no que eles fazem de melhor”, complementou a professora Eilamaria.