|
Os alunos da disciplina de Alimentação Institucional II, do 6º Semestre do curso de Nutrição da Unijuí realizaram visita técnica em Unidades de Alimentação e Nutrição da Região de Caxias do Sul. No Caminho de Pedras foi visitada a Vinícola Strapazzon, a Casa da Erva Mate e o Parque da Ovelha.
Foi visitada a Casa da Erva, a qual foi construída onde funcionava o antigo moinho Cecconello. No local foi acompanhado o processo de produção artesanal de erva mate com soques movidos à roda d’água. A visitação foi conduzida pela descendente da família Ferrari que é formada em nutrição. No varejo foram degustados produtos produzidos com erva mate e o chimarrão.
Na Vinícola Strapazzon foram visitadas as Casas de Pedra, em especial a casa que foi adaptada para ser a cantina. A Vinícola já foi cenário do Filme O Quatrilho e de cenas da novela Além do Tempo. No porão foram degustados os produtos coloniais como suco de uva, salame, queijo, copa e outros. A preservação dos valores gastronômicos da família foram o destaque da visita.
A estrutura do Parque da Ovelha possibilitou o acompanhamento do pastoreio, da alimentação e ordenha das ovelhas. Também foi observado o processo de produção dos derivados do leite de ovelha. Foram degustados os queijos, iogurtes e doces de leite, inclusive sem glúten e sem lactose.
Na Unidade de Alimentação e Nutrição da empresa Carajás, a nutricionista Silvana Fernandes, da Express, apresentou a estrutura da unidade. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações, os equipamentos e utensílios e a distribuição das refeições. Além de conhecer, os alunos tiveram a oportunidade de almoçar no refeitório da empresa. A visita foi acompanhada pela sócia proprietária Iara Kuquertt e pelo Jaime Debacco, empresário do ramo de construção civil.
A visita foi organizada pelas professoras Camila Lehnhart Vargas e Eilamaria Libardoni Vieira. Segundo a professora Eilamaria, conhecer novas culturas, gastronomias e a as possibilidades de oportunidades que o nutricionista tem no mercado de trabalho se constitui em diferencial aos acadêmicos do curso de Nutrição da Unijuí.
Na avaliação da acadêmica Joicinara Amaral “é muito bonito o trabalho que eles fazem para resgatar os costumes da família! E é muito importante vermos como funcionam essas pequenas empresas e como é importante dar continuidade a produção de alimentos mais caseiros que sempre falamos em aula, que devem ser prioridade na alimentação”. Já a estudante Venati Stuczynski destacou que “foi uma ótima oportunidade de conhecer Caxias e Bento Gonçalves com lugares históricos, como a Cantina Strapazzon, o Parque das Ovelhas, a casa das cucas, a casa da erva-mate, podendo degustar de tudo de maravilhoso e diferente que tinha lá”. Para Marilia Fernandes, a viagem propiciou uma vivência completamente diferente do seu dia a dia, tanto relacionada com a vinícola, local que desvendou histórias, local cuidado e passado de geração em geração. Para Mariele Oara, o destaque foi a união do conhecimento e diversão cultural e o enriquecer dos olhos e do paladar de uma história preservada com muito orgulho.