O curso de Medicina Veterinária da Unijuí conta com infraestrutura completa de laboratórios para formação básica do estudante e estrutura completa no Centro de Atendimento Animal no campus Ijuí. Além disso, possui aulas práticas junto ao Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), onde há atuação na parte de bovinocultura, suinocultura e toda a parte que envolve forragicultura e manejo de pastagens. Essa infraestrutura prepara o estudante para ampliar suas opções para atuação ao encerrar o curso.
“Nós possuímos uma infraestrutura que oferece ao estudante a oportunidade do ensino, da pesquisa e da extensão, e acho que esse é um diferencial muito importante na formação do nosso egresso, porque ele sai com uma expertise diferenciada”, destaca a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Luciana Mori Viero.
A coordenadora ressalta que os acadêmicos têm contato com o mercado de trabalho desde o início da graduação, a partir dos Projetos Integradores, e, também, de estágios em propriedades, clínicas veterinárias, hospitais veterinários, onde podem vivenciar o dia a dia da profissão. “É muito prazeroso dizer que muitos dos nossos estudantes saem dos estágios finais e já se tornam trabalhadores do local de estágio. São absorvidos pelo mercado pelo diferencial que o nosso curso apresenta e que eles aprendem”, comenta Luciana.
Conforme ela, a área da Medicina Veterinária possui muitos leques de atuação, como na saúde pública, inspeção, entre outros. A professora relata, ainda, que é importante que os estudantes busquem se aperfeiçoar, para que saiam da formação cada vez mais completos. “Queremos que eles se desafiem a sair da sua zona de conforto e aprender o que eles não sabem e ensinar o que aprenderam aqui. Temos conseguido fazer exatamente isso, formar um egresso que vai desbravar continentes. A juventude atual tem muito potencial e queremos desafiá-los a desenvolver isso, que não seja só aqui, mas também em outros locais para eles aprenderem e ensinar”, complementa.