O curso de Medicina Veterinária da Unijuí é um dos mais completos em infraestrutura e busca preparar profissionais habilitados e qualificados para lidar com as diferentes áreas do mercado de trabalho. A formação tem cinco anos e é ofertada no campus de Ijuí em turno integral.
Com foco em preparar estudantes para atuar no cuidado da saúde e bem-estar animal, o acadêmico de Medicina Veterinária vai adquirir conhecimentos técnico-científicos para a garantia sanitária e de qualidade dos produtos de origem animal, controle de zoonoses e voltados à adequação do processo produtivo animal às novas normas e exigências de um desenvolvimento sustentável. A formação está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo 2024 até o dia 19 de fevereiro, as quais podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
Como diferenciais, o curso conta com um moderno complexo hospitalar veterinário, que inclui módulos de Patologia Animal, Clínica Médica e Cirúrgica, para atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da prestação de serviços à comunidade. Também possui uma estrutura laboratorial qualificada e uma área rural com 236 hectares, que é a Escola Fazenda (IRDeR), focada na produção animal e experimentação agropecuária.
A coordenadora do curso, professora Luciana Mori Viero, destaca que a ampla estrutura possibilita que as atividades práticas sejam realizadas desde o primeiro módulo do curso, além de aulas interativas, que colocam o estudante em contato com as mais diversas áreas da profissão. “Na Unijuí, o estudante tem a oportunidade de experienciar estágios em todas as áreas. A Medicina Veterinária tem mais de 20 áreas de atuação, que vão desde a clínica, cirurgia, reprodução, anestesiologia, inspeção de produtos animais, entre outros”, comenta.
Outro destaque é que o curso oferece no penúltimo semestre, cinco áreas de estágio dentro dos laboratórios da Universidade nas diferentes áreas de atuação do Médico Veterinário, nos quais interagem com professores, pesquisadores, extensionistas e agricultores.
A docente lembra que o estudante também é incentivado a ingressar na área de pesquisa e extensão, e que a formação conta com corpo docente qualificado e pronto para fazer do estudante um profissional de excelência.