A Unijuí recebeu na noite desta quarta-feira, 28 de setembro, uma das principais atrações da XIII Semana Acadêmica de Medicina Veterinária: o biólogo Richard Rasmussen, conhecido nacionalmente por ter apresentado programas como Selvagem ao Extremo, na Record TV, e Aventura Selvagem, no SBT. Promovida pelo curso de Medicina Veterinária, em parceria com seu Centro Acadêmico (Camev), a Semana Acadêmica segue até esta sexta-feira, 30 de setembro, quando será realizado o Dia de Campo, em parceria com o curso de Agronomia.
A partir do tema “Efeito dominó, conservação da profissão de biólogos e veterinários e seus desafios”, o convidado propôs reflexões e também compartilhou um pouco das experiências que teve em suas viagens. “Tive o privilégio, a sorte de nos últimos 20 anos de TV viajar pelo planeta e conversar com os caras mais importantes na área de conservação. E nesse período eu mudei minha cabeça. Tenho visto muitas soluções simplistas nos últimos anos, de que só o amor resolve, mas a conservação vai além do amor”, disse.
Rasmussen citou o caso da arara-azul, que existia apenas na caatinga e que chegou à extinção. Em determinado momento, havia apenas duas aves no Brasil: uma em cativeiro, outra na natureza. Técnicos decidiram soltar a última arara e a espécie acabou não sendo mais vista. “Por ‘sorte’, a arara-azul havia sido traficada. Tivemos que ir à Arábia e à Alemanha negociar o retorno das aves”, relatou o convidado, frisando que é necessário repensar os modelos de pesquisas, já que, nos últimos 50 anos, não há resultados eficazes e as espécies continuam desaparecendo do País.
Na tarde desta quinta-feira, 29 de setembro, a Semana Acadêmica recebeu outro profissional de renome: Roberto Mayer, especialista na reabilitação comportamental de cães e o primeiro profissional do mundo a receber de Cesar Millan o maior símbolo da psicologia canina. Ele esteve à frente do minicurso “Psicologia canina e manejo no consultório”.
A Semana Acadêmica encerra-se nesta sexta-feira, 30 de setembro, com o Dia de Campo, evento que também reunirá estudantes do curso de Agronomia no IRDeR - Instituto Regional de Desenvolvimento Rural, a partir das 7h30.