HV chama a atenção para a posse responsável dos pets
Frequentemente, cães e gatos são encontrados no Campus da Unijuí em Ijuí. No local, eles são abandonados, acabam resgatados pela comunidade local e, algumas vezes, levados para o Hospital Veterinário da Universidade, onde passam por consulta, são castrados e ficam disponíveis para adoção.
A fim de evitar que essa ação ocorra, a equipe do HV está buscando sensibilizar a comunidade para a posse responsável e para que os animais não sejam “descartados” no Campus.
Conforme explica a diretora clínica do Hospital Veterinário, professora Gabriele Serafini, soltos, os animais acabam se reproduzindo livremente e oferecem risco à saúde da população, em razão das doenças que podem transmitir. Como o Campus conta com uma grande circulação de pessoas, os animais também podem se sentir acuados, atacar e morder.
“É importante enfatizar que o Hospital não recolhe animais abandonados, pois não é um ambiente adequado para que eles possam morar. Além da falta de estrutura, há o risco de infecções. Nós acolhemos e tratamos alguns pets, antes que sejam colocados para adoção, mas são casos pontuais”, explica Gabriele.
Eventualmente, o Hospital Veterinário conta com cães e gatos para adoção. Para saber se há animais aguardando por um lar, basta entrar em contato com a equipe, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 16h. O tutor terá que assinar um termo, se comprometendo com o cuidado responsável, antes de levar o animalzinho para casa.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (55) 3332-0653 ou pelo e-mail hospitalveterinario@unijui.edu.br.