No inicio de 2018, foram adquiridas 21 leitoas Agroceres, com alta eficiência reprodutiva, melhorando os índices zootécnicos da Unidade Produtora de Leitões (UPL), principalmente no que se refere ao numero de leitões/parto e valor genético. Desta forma, o IRDeR produzirá leitões com genética de ponta, melhor qualidade de carcaça e sanidade, atendendo a demanda regional de produtores familiares.
A renovação do plantel de matrizes suínas e a implantação do uso de inseminação artificial, abriram portas para os estudantes do curso de Medicina Veterinária da Unijuí realizarem estágios no local, acompanhando os manejos reprodutivo e sanitário, além de práticas zootécnicas, e na manutenção do bem-estar sob supervisão do responsável pelo Setor e do Médico Veterinário.
Neste novo cenário na UPL, os estudantes participam ativamente da rotina, acompanhando os nascimentos de leitões, os procedimentos de inseminação artificial, as práticas zootécnicas, que proporcionam a troca de experiências, agregando à formação acadêmica e a aplicação do aprendizado teórico-prático, enriquecendo os estudantes na vida acadêmica e pessoal.