Pesquisa de campo deve avaliar a realidade agrária.
Na última sexta feira, os alunos de Medicina Veterinária e Agronomia da UNIJUÍ retomaram as atividades de estágio que foram iniciadas em outubro de 2014, sob a supervisão do professor responsável, Nilvo Basso, do Departamento de Estudos Agrários – DEAg, e com a participação do monitor e técnico em extensão Felipe Oliveski.
O objetivo do estágio, desenvolvido pelos alunos, é fazer um diagnóstico sobre os sistemas agrários existentes no município de Pejuçara. A pesquisa avançou com a visita em 10 unidades produtivas, para a primeira coleta de entrevistas, conforme a metodologia do estágio. Os acadêmicos observaram nas propriedades a realidade agrária, os sistemas de produção, máquinas e outras situações em relação a questões técnicas e econômicas.
O professor Roberto Carbonera, chefe do Departamento, fala que a finalidade da pesquisa é fazer uma leitura e compreender como se dá o processo de produção. “Ao final, os alunos vão entender o perfil de cada propriedade e como o produtor conduz a sua atividade, como ele faz as suas escolhas”. Nesta etapa, participam também as professoras Denize da Rosa Fraga do Curso de Medicina Veterinária e Angélica de Oliveira Henriques, do Curso de Agronomia e 38 alunos dos dois cursos.
A pesquisa de campo, como instrumento de trabalho, tem por objetivo estudar as informações obtidas nas entrevistas e preparar um diagnóstico, que em um determinado momento do ano será apresentado para todos os envolvidos.