O artigo - Softwares livres no ensino da matemática: relações entre saberes e sujeitos - escrito pelas professoras Patrícia Spilimbergo, Claudia Piva e Lecir Dorneles, do DCEENG (Departamento de Ciências Exatas e Engenharias) foi publicado na Coleção “Temas Contemporâneos em Extensão das Instituições de Ensino Superior Comunitárias”. Esta coleção retrata de forma clara e expressiva a produtividade da Extensão Universitária nas instituições comunitárias de todo Brasil.
Os artigos que compõe a coleção foram rigorosamente avaliados e selecionados pelos membros do FOREXT – Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária (espaço de articulação, consolidação e parcerias das Instituições de Ensino Superior Comunitárias). A professora Evelise Moraes Berlezi – Vice-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, representante da UNIJUÍ no FOREXT atuou como avaliadora de publicações vindas de outras instituições e reafirma o rigor na seleção dos trabalhos submetidos, bem como, a qualidade dos mesmos.
As professoras integrantes do Projeto de Extensão “Vivências de ensino aproximando escola e o curso de Matemática – Licenciatura” foram motivadas pela utilização de ferramentas computacionais no ensino de matemática e organizaram o projeto com a intenção de sensibilizar professores e alunos da educação básica e da graduação, buscando promover mudanças no ensino e na aprendizagem de matemática.