Dentro da programação da Semana Acadêmica do DECEng (Departamento de Ciência Exatas e Engenharias) foi realizada uma palestra com a professora doutora e Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, Cátia Maria Nehring, com o tema “Ser professor de matemática: uma construção”.
O encontro foi realizado no auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana, na noite de quinta-feira, 10.
A professora ressaltou a importância dos conceitos dentro do ensino de matemática. “Mudar a lógica de pensam os conceitos em termos de definições, regras, exercícios, para trabalharmos na lógica de estabelecermos sentido e significado aos conceitos”.
Em sua fala, Cátia falou de pressupostos importantes para o docente de matemática, tais como o ensino reflexivo - necessidade de resgatar o saber docente, considerando os saberes anteriores, para que sejam confrontados com a teoria; trabalho colaborativo - o professor precisa assumir uma atitude de educando, que está em processo de constituição e aprendizagem em colaboração com os demais e os momentos marcantes - trajetória profissional, considerando os fatos que contribuem para o desenvolvimento profissional, como a participação em projetos, em discussões, em estágios, seminários e outros.