Estudantes do 5º semestre do curso de Fisioterapia da Unijuí realizaram ao longo do primeiro semestre de 2024 intervenções na comunidade de Ijuí através do Projeto Integrador “Avaliação, Diagnóstico e Recursos Terapêuticos em Fisioterapia”. A demanda foi apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí que propôs o desafio ao curso para que desenvolvesse um manual de exercícios de assistência fisioterapêutica para diferentes grupos terapêuticos da Rede de Atenção Básica à Saúde.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Eliane Winkelmann, os estudantes realizaram vivências nos grupos de exercícios das Unidades Básicas do município e identificaram por meio de um levantamento, as patologias mais recorrentes.
“Como a demanda pelo atendimento fisioterapêutico na saúde pública é maior que a disponibilidade de recursos e profissionais e os grupos não realizam exercícios específicos para as patologias de cada usuário, o objetivo foi elaborar um protocolo de exercícios direcionados para quatro patologias musculoesqueléticas como a fibromialgia, artrose, lombalgia e tendinite de ombro”, explicou a professora.
Eliane destaca a importância do Projeto Integrador para o desenvolvimento dos futuros profissionais. “O PI promove atitude pró-ativa para o reconhecimento e elaboração de alternativas que contribuam para a solução de problemas reais e que permitam que o estudante atue com uma visão de equipe e utilize habilidades específicas”.
Como forma de divulgar os trabalhos, foram feitos materiais impressos e vídeos. Além disso, também foram feitas dicas de saúde na Rádio Unijuí FM. Os protocolos estão disponíveis para aplicação e foram entregues à Secretaria de Saúde de Ijuí.