TCC explora métodos de tratamento de baixo custo para reabilitação de pacientes que sofreram AVC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ao longo do curso de Fisioterapia da Unijuí, a agora egressa, Mariele Margutti Rosa, percebeu, em contato com os pacientes, o grande número de indivíduos que sofreu de Acidente Vascular Cerebral - AVC e que passou a viver com limitações funcionais nas atividades de vida diárias. Ela identificou que havia uma grande necessidade de serem explorados métodos de tratamento de baixo custo e fácil aplicabilidade, a exemplo da Terapia Espelho e do enfaixamento.

Essas observações a motivaram a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre os “Benefícios da Terapia Espelho associada ao enfaixamento na recuperação motora e funcional de indivíduos hemiparéticos”. Para o trabalho, Mariele inicialmente rastreou os pacientes que frequentavam o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) da Unijuí, e que se encaixavam dentro dos critérios de inclusão da pesquisa.

“Entrei em contato com os pacientes e realizei uma avaliação para captação de dados pessoais básicos e informações sobre o AVC, com uma ficha elaborada por mim, além da aplicação de testes teóricos e práticos para verificação do nível de funcionalidade e força (Inventário Chedoke, medida de independência funcional e força de preensão manual). Posteriormente, foram cerca de dois meses de intervenções, com frequência de duas sessões semanais, baseadas em um protocolo de intervenção de elaboração própria. Ao final, os mesmos testes foram reaplicados para a comparação dos valores”, explicou. 

Após as análises estatísticas, foi possível observar, segundo Mariele, que ocorreram melhoras nos aspectos de amplitude de movimento, força de preensão manual, sensibilidade superficial e profunda e melhora nas pontuações de escalas referentes à funcionalidade, além da aquisição de movimentos antes inexistentes e o relato do progresso dos próprios pacientes. 

Graduada no mês de março, Mariele pretende trabalhar na área hospitalar, auxiliando os pacientes de forma mais empática, buscando sempre promover a sua independência e qualidade de vida. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.