Jornada de Estética e Cosmética promove palestras sobre inovações da cosmetologia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na noite desta quarta-feira, dia 19 de maio, aconteceu a Jornada do curso de Estética e Cosmética da Unijuí, dando sequência à programação do 8º Congresso Internacional em Saúde, promovido pela Unijuí em parceria com a Universidade do Minho, em Portugal, co-promotora do evento, que acontece de forma online até a sexta-feira, dia 21.

Mediada pela professora do curso, Greissi Tatieli Franke Tremêa, a jornada contou com a participação da mestra em Gestão de Políticas Públicas - Prevenção e Rastreamento do Câncer de Pele, Ivone Moser; da mestra em Atenção Integral à Saúde, Cristiane Maria Hagemann; e do professor mestre em Ambiente e Desenvolvimento, Dênis Duarte Barnes. 

A palestra iniciou com a fala da convidada,  Ivone Moser, que abordou o tema “Gluco: Peeling do Século XXI”. O gluco é um peeling químico orgânico, com atividade sinérgica de alfa e polihidroxiácidos, que revolucionou o universo do peeling químico, trazendo uma nova proposta para a cosmetologia, sendo o único ácido disponível no mercado terapêutico que possui mais de 20 moléculas de glicose dentro da sua cadeia estrutural. Segundo Ivone, “não podemos ficar presos a conceitos usados em décadas passadas. Precisamos abrir os olhos para o que há de novo e moderno na cosmetologia, sendo muito importante compreender cada produto que está sendo usado na pele, estudando-os'', ressalta.

Já a segunda palestra da noite foi conduzida pela professora Cristiane Maria Hagemann, que abordou a temática “Ozonioterapia na Estética''. Conforme a convidada, a ozonioterapia é uma técnica que utiliza o ozônio medicinal para tratar diversos tipos de sintomas e doenças. Para isso, esse tipo especial de ozônio pode ser aplicado por diversas vias, como intravenosa, intramuscular, subcutânea ou tópica. Na estética, se aplica em celulite, gorduras localizadas, estrias, acnes, modulação do estresse oxidativo, entre outros. Cristiane ressaltou que “essa é uma tecnologia nova no Brasil, mas que já vem sendo praticada há várias décadas, em vários continentes. São muitos os benefícios da ozonioterapia, não só na estética, mas em diferentes áreas da saúde”, explica a professora. 

Finalizando a noite, o professor Dênis Duarte Barnes debateu o tema “Tratamentos de celulite: tudo que nunca te contaram”. O palestrante falou sobre a sua trajetória e a dificuldade que era abordar o assunto na década passada. Também ressaltou como a literatura o auxiliou neste processo de busca por conhecimento. Ele conta que o tratamento de radiofrequência que era o usado antigamente, na universidade em que trabalhava, não estava dando resultados, o que chamou a sua atenção. “Minhas alunas traziam relatos de efeito rebote e nos livros encontrei um processo de avaliação chamado Termografia Infravermelha, que nos auxiliou a entender o que estava acontecendo. Atualmente existem diversos métodos no País para o tratamento da celulite”, finalizou.

Por Evelin Ramos, acadêmica do curso de Jornalismo



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.