|
Professor Antonio Carlos Valdiero avaliou trabalhos relacionados ao desenvolvimento de inovações na área de mecanização agrícola.
O professor do Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ, Antonio Carlos Valdiero, compôs duas Comissões Examinadoras da defesa de Dissertações de Mestrado, a de Renato Luis Bergamo, intitulada “Modelo de Referência para o Processo de Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas para Empresas de Pequeno e Médio Porte”, e a de Junior Rogério da Silva, intitulada “Desenvolvimento de um Modelo de Análise de Viabilidade Econômica e Financeira Aplicado ao Projeto de Máquinas Agrícolas”, ambas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Santa Maria. Os trabalhos foram orientados pelo Prof. Dr. Leonardo N. Romano e as bancas de defesa ocorreram nos dia 27 e 28 de fevereiro, no auditório do Departamento de Engenharia Agrícola da UFSM.
A Comissão de Avaliação da primeira banca, realizada na tarde do dia 27/2, foi composta pelo Prof. Dr. Leonardo N. Romano (PPGEA /UFSM – Presidente), pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Valdiero (DCEEng/UNIJUÍ), e pelo Prof. Dr. Arno Udo Dallmeyer (PPGEA /UFSM).
Já a Comissão de Avaliação da segunda banca, realizada pela manhã de 28/2, foi composta pelo Prof. Dr. Leonardo N. Romano (PPGEA /UFSM – Presidente), pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Valdiero (DCEEng/UNIJUÍ), e pelo Prof. Dr. Julio Cezar Mairesse Siluk (PPGEP/UFSM).
Ambos os trabalhos de dissertação trataram de conhecimentos científicos relacionados ao desenvolvimento de inovações na área de mecanização agrícola, principalmente em relação ao gerenciamento e a viabilidade econômica no desenvolvimento e projeto de máquinas agrícolas nas indústrias do Rio Grande do Sul. Segundo o professor Valdiero, esta pesquisa contribui para aumento da competitividade das empresas por meio da sistematização de informações e de processos, incluindo a qualificação de pessoas.
O curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ / Campus Panambi possui laboratórios especializados na área de mecanização agrícola e desenvolve pesquisas referentes ao assunto com aplicações na indústria de máquinas agrícolas e na agricultura de precisão, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa de acadêmicos do curso de engenharia e do mestrado em modelagem matemática. Atualmente, o Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) e o Núcleo de Inovação e Mecanização da Agricultura Familiar (NIMAF) da UNIJUÍ / Câmpus Panambi desenvolvem projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados para empresas e que conta com a participação de acadêmicos do mestrado e da graduação da UNIJUÍ.