O professor do Curso de Engenharia Mecânica da UNIJUÍ, Antonio Carlos Valdiero, foi relator e compôs a Comissão Examinadora da Defesa de Tese de Doutorado de Yesid Ernesto Asaff Mendoza.
O trabalho intitulado “Sistematização do Projeto de Circuitos Hidráulicos para o Emprego de Fluídos Biodegradáveis”, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (Capes Conceito 7) da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Victor Juliano De Negri, co-orientado pelo Prof. Dr.Ing Hubertus Murrenhoff (RWTH Aachen/Alemanha) e a banca de defesa ocorreu no dia 20 de setembro de 2013 no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica em Florianópolis/SC.
A Comissão de Avaliação da banca foi composta pelo Prof. Dr. Victor Juliano De Negri (Presidente, POSMEC/UFSC), pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Valdiero (Relator, DCEEng/UNIJUÍ), pelo Prof. Dr.Ing. Heinrich Theissen (RWTH Aachen/Alemanha), pelo Prof. Dr.Eng. Acires Dias (POSMEC/UFSC), pelo Prof. Dr. Jonny Carlos da Silva (POSMEC/UFSC) e pelo Prof. Dr. Edson Roberto De Pieri (DAS/ UFSC).
A tese apresentou uma pesquisa inédita no Brasil tratando da sistematização do processo de projeto para sistemas hidráulicos de potência com o uso de fluidos biodegradáveis. A sistematização é orientada através do desenvolvimento de um protótipo de sistema computacional inteligente, utilizando a técnica de sistema baseado no conhecimento (SBC). Baseando-se nos requisitos de projeto, o protótipo incorpora critérios para análise e tomada de decisão, o qual resulta na seleção (especificação) de um ou vários fluidos biodegradáveis, a seleção dos principais componentes do circuito hidráulico, assim como a definição de diretrizes de monitoração do sistema hidráulico.
A pesquisa de sistemas com fluidos biodegradáveis tem um potencial de impacto ambiental muito importante, pois estudos indicam que são derramados anualmente no solo milhares de litros de óleo mineral consequente de falhas e vazamentos em sistemas hidráulicos móbeis (tais como máquinas e equipamentos agrícolas). Os recursos hídricos também sofrem sérios prejuízos e contaminações ambientais devido ao derrame de fluidos minerais, em especial nas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH´s), cujos volumes de fluido hidráulico mineral são da ordem de centenas de litros e que usualmente operam desassistidas e monitoradas a distância, de forma que não é possível agir rapidamente para evitar que eventuais vazamentos.
O grupo de pesquisa “Projeto em Sistemas Mecânicos, Mecatrônica e Robótica”, certificado pela UNIJUÍ e cadastrado no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), é um entre os três grupos no Brasil que tem laboratórios especializados na linha de pesquisa de “Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos” e que desenvolvem pesquisas referentes ao assunto com aplicações na indústria e na agricultura de precisão, propiciando um ambiente diferencial ao desenvolvimento da capacidade criativa de acadêmicos do curso de engenharia e do mestrado em modelagem matemática.