O curso de Direito da Unijuí promoveu uma oficina de atualização e cadastramento no site gov.br para os imigrantes de outros países que residem em Santa Rosa. A atividade foi realizada a partir da disciplina de Projeto Integrador: Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado, ministrada pela professora Gabrielle Scola Dutra.
Durante a oficina, foi feita a distribuição de material informativo com o objetivo de conscientizar e informar os imigrantes sobre a importância do sistema do governo federal para o acesso aos serviços públicos. A oficina foi, segundo a professora, uma solução prática e eficiente para contribuir com a população na efetivação dos direitos humanos fundamentais e promover a inclusão social na comunidade local.
“O cadastramento e a regularização no sistema gov.br facilita o acesso aos serviços públicos e contribui para a proteção e respeito aos direitos humanos fundamentais dos imigrantes, fortalecendo sua integração no contexto local e garantindo maior equidade no atendimento às suas necessidades básicas”, destaca Gabrielle, que reforça que para os acadêmicos a atividade contribuiu no processo de ensino-aprendizagem, unindo a teoria vista em sala de aula, com a prática.
“Ao longo do semestre, os acadêmicos da disciplina desenvolveram essa proposta de intervenção social na comunidade que busca a solução para desafios reais existentes no contexto local, incorporando o tema gerador do módulo aliado à questão migratória, que desencadeia as competências a serem desenvolvidas e os conhecimentos a serem apreendidos pelos estudantes ao longo do semestre”, completa a docente.
A atividade contou com o apoio do projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs, “Saúde e Gênero: limites e possibilidades de mediação sanitária enquanto mecanismo de efetivação do direito humano à saúde para mulheres migrantes no Estado do Rio Grande do Sul”. O demandante foi o Rotary Club Terra da Soja que também contribuiu com o desenvolvimento das atividades ao longo do semestre, tendo como mentora a mestranda Cláudia Marília França Lima Marques, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - PPGD.