Acadêmicos do curso de Direito - campus Três Passos participaram, na última semana, de uma atividade diferenciada, que contou com a participação de quatro pessoas refugiadas, oriundas da Venezuela, que estão residindo e trabalhando no município, além da representante da Secretaria de Assistência Social de Três Passos, Rosane Nascimento, que destacou as atividades desenvolvidas pelo Município.
A atividade ocorreu na disciplina de Direito Internacional e Mundo Globalizado, ministrada pelo professor Marcelo Loeblein dos Santos, que aborda, entre outros temas, a condição jurídica do estrangeiro, a partir da Lei de Migração, e outros documentos nacionais e internacionais sobre a matéria.
Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com os refugiados, entender a realidade do seu país de origem, a documentação necessária para ingressar, bem como a documentação que recebem para permanecerem no Brasil. Os refugiados relataram que foram muito bem recebidos no Brasil, já vieram a Três Passos empregados e, posteriormente, tiveram a oportunidade de organizar a vinda de familiares.
“Refugiados são pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, fome, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados”, destaca o professor.
Conforme explica o professor, a Venezuela passa por uma crise econômica que desencadeou uma inflação muito alta, gerando desemprego e fome. “Isso faz com que seus habitantes busquem dignidade de vida em outros países. Salienta-se ainda que, além dos refugiados venezuelanos, o Brasil tem concedido vistos humanitários a pessoas afetadas pelas situações de crises no Afeganistão, na Síria, no Haiti e na Ucrânia, Palestina, entre outros.
Ao fim do encontro, os estudantes, juntamente com o Centro Acadêmico de Direito, fizeram a entrega de alimentos arrecadados na comunidade para as famílias participantes.