O campus Três Passos da Unijuí recebeu, nesta quinta-feira, 3 de outubro, a Maratona Jurídica. Promovida pelo curso de Direito da Universidade, a atividade envolveu estudantes de cinco escolas de Ensino Médio de Três Passos e da região, e teve como objetivo promover uma espécie de imersão para os alunos, que puderam conhecer as práticas jurídicas e suas diversas modalidades de atuação.
Ao todo, participaram em torno de 25 estudantes das escolas José de Anchieta, de Bom Progresso, Instituto Fagundes Varela, de Miraguaí, Colégio Ipiranga, Instituto Érico Veríssimo e Águia de Haia, de Três Passos. Também estiveram presentes professores do curso de Direito, egressos e estudantes da graduação.
Entre as atividades, no turno da manhã, foram realizadas três oficinas de simulação com os estudantes. A primeira delas consistiu em uma simulação de audiência trabalhista, onde foi apresentado um caso envolvendo a discussão e acerto entre as partes envolvidas. Em seguida foi feita a simulação de uma sessão de mediação civil, com abordagem a um caso de conflito entre vizinhos. A terceira oficina foi a simulação de um tribunal do júri, onde os alunos das escolas puderam ser jurados de um crime fictício.
Já na parte da tarde foi realizada a Maratona. Os estudantes montaram equipes e tinham uma hora para cumprir o desafio de criar estratégias que buscassem enfrentar o problema das fake news e que debatessem a liberdade de expressão, com foco nas redes sociais. O trabalho vencedor foi o feito pelos alunos da escola Águia de Haia, que teve como título “Discurso de ódio causa suicídio”. A equipe recebeu como prêmio um rodízio de pizza.
Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada pelas egressas do curso de Direito do campus Três Passos, a advogada Lídia Ritter, que é presidente da Comissão Mulher Advogada da subseção da OAB do município; pela escrivã da Polícia Civil, Bianca Caciamani; e pela assessora da presidência da Câmara de Vereadores, a advogada Carine Jahn.
A coordenadora do curso de Direito no campus Três Passos, professora Fernanda Serrer, destaca que a Maratona Jurídica foi um momento importante para os jovens participantes, pois proporcionou um verdadeiro contato com o curso e com as diversas áreas de atuação.
“Foi um dia bastante intenso, de muitas trocas e aprendizados, onde nossos professores e estudantes da graduação contribuíram para que os estudantes do Ensino Médio pudessem realmente ter uma imersão. Todos estiveram muito conectados durante todo o dia e conseguiram apresentar um resultado muito interessante no curto espaço de tempo que eles tinham para a tarefa”, detalha.
Já o coordenador do campus Três Passos, o professor André Giovani de Castro, ressalta que proporcionar essa imersão para os estudantes é fundamental, pois a Unijuí busca, cada vez mais, a integração com a comunidade local.
“A Maratona Jurídica foi um evento que fez com que a Universidade esteja presente na comunidade e o curso de Direito se insira nas escolas, incentivando a possibilidade de virem ao Ensino Superior, se qualificarem e se inserirem no mercado. Esse evento também é uma condição de possibilidade para que esses alunos realizem os seus sonhos. Nós como Universidade comunitária e regional temos o compromisso de estarmos próximos da comunidade e esse evento foi importante para estreitar esses vínculos e incentivar a formação desses estudantes”, salienta o professor.
Ao final da atividade, os estudantes ainda puderam fazer uma visita guiada e conhecer o Balcão do Consumidor e o Escritório Modelo, com os trabalhos realizados pelos dois setores, voltados à comunidade.