O curso de Direito da Unijuí promoveu, na última quarta-feira, 11 de setembro, a 1ª Roda de Conversa “Direitos Humanos e Migração: experiências e vivências na comunidade de Santa Rosa". A atividade ocorreu no campus da Unijuí em Santa Rosa e foi vinculada à disciplina de Projeto Integrador: Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado, do quarto módulo do curso de Direito, e ao projeto “Saúde e Gênero: limites e possibilidades de mediação sanitária enquanto mecanismo de efetivação do direito humano à saúde para mulheres migrantes no Estado do Rio Grande do Sul”, aprovado pela Fapergs.
A roda de conversa, segundo a coordenadora do projeto e professora do curso, Gabrielle Scola Dutra, teve o objetivo de produzir diálogos reflexivos sobre a intersecção entre o fenômeno migratório no município de Santa Rosa e os limites e possibilidades de efetivação dos direitos humanos dos imigrantes. O evento ocorreu a partir dos relatos de experiências e vivências de imigrantes, professores, advogados, estudantes, representantes da empresa Alibem, do Rotary Club Terra da Soja e da comunidade.
A atividade contou com a participação da Orquestra Jovem de Santa Rosa e teve falas importantes sobre a inclusão social dos imigrantes da região feitas pela coordenadora do curso de Direito, professora Fernanda Serrer, e da coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle.
Para os estudantes, segundo a professora Gabrielle, a roda de conversa contribuiu para a aprendizagem a partir da teoria e da prática. “Os estudantes da disciplina estão desenvolvendo uma proposta de intervenção na comunidade que busca a solução para desafios reais existentes no contexto local, incorporando o tema gerador do módulo aliado à questão migratória, que desencadeia as competências a serem desenvolvidas e os conhecimentos a serem apreendidos pelos estudantes ao longo do semestre”, ressalta.