Estudantes do curso de Direito do campus Santa Rosa apresentaram, na última semana, a os resultados dos seus trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Projeto Integrador: Estado, Sociedade e Constituição, do módulo 1 do curso, e Projeto Integrador: Crime, Sociedade e Poder Punitivo: os fundamentos e os limites da proibição, da persecução penal e da punição, do módulo 3.
Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria da Escola Pedro Meinerz, de Santa Rosa, com estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. Ao todo, foram realizadas seis oficinas com os alunos da escola, que tiveram o objetivo de debater e informar sobre a educação inclusiva para pessoas com deficiência e a educação para os direitos humanos e igualdade racial, desenvolvido pelos acadêmicos do primeiro módulo, e sobre o perfil do homem delinquente contemporâneo, feito pelos acadêmicos do terceiro módulo.
Os projetos foram promovidos dentro da disciplina do Ensino Médio de Pré-Itinerário: Ciências Humanas: Cidadania Que País é Esse? onde, além das oficinas, foram desenvolvidas atividades lúdicas interativas, a partir da realização de jogos. No último encontro, inclusive, foi feita a montagem de um quebra-cabeças, montado a partir de perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo.
O resultado alcançado, segundo a coordenadora do curso de Direito no campus Santa Rosa e professora da disciplina de Projeto Integrador do primeiro módulo, Fernanda Serrer, é de que todo o trabalho está sendo reconhecido, sendo apresentado em eventos, como o Seminário de Políticas Públicas promovido na última semana.
“A realização do projeto em parceria com a Escola Estadual Pedro Meinerz permitiu aos acadêmicos do curso o desenvolvimento de habilidades comunicacionais e de escrita, essenciais a um futuro profissional da área jurídica. Oportunizou também aprofundarem seus estudos em temas que perpassam o debate essencial dos direitos fundamentais, percebendo a relevância do direito como instrumento de efetivação ao acesso à educação, numa perspectiva inclusiva e não discriminatória”, destaca a docente.
Já o professor Thiago Silva, que foi o responsável pela disciplina do Projeto Integrador do módulo 3, ações como essas reforçam o caráter comunitário da Unijuí. “A nossa preocupação é fazer com que as discussões acadêmicas exacerbam os muros da universidade, alcançando a sociedade em que nossos estudantes estão inseridos. A parceria com a Escola Pedro Meinerz foi de suma importância, no sentido de permitir, primeiro, aos acadêmicos de Direito, o fortalecimento de competências necessárias ao seu futuro profissional, bem com a capacidade de construir ações práticas sobre a teoria do Crime e Poder Punitivo, tema gerador do Módulo 3”.
As oficinas foram pensadas, montadas e realizadas pelos acadêmicos do curso, sob mentoria das mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGD) Ana Dessoy Weiler, Eduarda Franke e Victória Pedrazzi, e orientação dos professores Fernanda Serrer e Thiago Silva.
Conforme a estudante do terceiro módulo do curso de Direito, Linda Cristiane dos Santos, o projeto integrador foi fundamental para o seu aprendizado, pois permitiu colocar em prática diversas situações que os futuros profissionais vão encontrar na profissão. “Esse projeto nos desafiou a aplicar conceitos teóricos em contextos reais, além de nos ensinar a importância de compartilhar ideias e colaborar efetivamente com os colegas. Essa experiência colaborativa foi crucial para desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas, que são essenciais no ambiente de trabalho”.
Os projetos desenvolvidos foram submetidos à banca examinadora, composta pelos professores da escola Paulo Sérgio Grechi e Ricardo Lasta, além dos docentes da Unijuí, que orientaram os trabalhos.