Estudantes do curso de Direito da Unijuí participaram, nesta semana, de uma atividade prática com a participação dos juízes Luís Ernesto dos Santos Veçozzi e Veridiana Ullmann de Campos, que atuam na Vara do Trabalho de Ijuí. A atividade, promovida durante a disciplina de Prática Jurídica Trabalhista, propôs a realização de uma audiência trabalhista, a qual foi conduzida pelos próprios alunos.
A proposta da atividade didática foi de levantar uma série de questões que vão surgir durante o curso do ato, em uma audiência real. Os acadêmicos se dividiram em grupos e simularam a audiência. Alguns assumiram papéis de juízes, enquanto outros de advogados e tinham que conduzir o ato conforme o andamento da audiência. De acordo com a professora Nelci Meneguzzi, que ministra a disciplina, durante a atividade foram levantadas provocações propositais. “O objetivo era de que os estudantes pudessem entender como funciona uma audiência trabalhista na prática e pudessem esclarecer dúvidas de uma forma mais completa. "
O juiz convidado, Luís Ernesto dos Santos Veçozzi, salienta que é importante que atividades como essa, que integram a Universidade com a Justiça do Trabalho, aconteçam, pois é uma forma de contribuir com a formação profissional dos estudantes. “Esses jovens logo ali vão estar operando o Direito junto conosco. Por essa razão, compartilhar nossa experiência acumulada e mostrar como se dá na prática os conteúdos que eles estão estudando, é uma oportunidade valiosa”, destaca.
Segundo o magistrado, a atividade possibilitou evidenciar as peculiaridades e como uma audiência trabalhista se diferencia de uma audiência civil. “Fizemos pausas didáticas para elucidar determinados pontos. Nossa intenção foi mostrar como se portar em uma audiência, pois esse é um dos momentos mais cruciais do processo”, completa.
Já a juíza Veridiana Ullmann de Campos argumentou que a atividade foi interessante para ajudar os estudantes com a vivência e experiência na Justiça do Trabalho. “A intenção foi tirar dúvidas e tentar colaborar com o futuro profissional de cada um dos alunos durante a audiência didática”, relata.
De acordo com a coordenadora do curso de Direito da Unijuí, professora Francieli Formentini, a audiência foi fundamental para a formação dos estudantes. “Recebermos dois juízes trabalhistas para compartilharem conosco um pouco do que é a vivência dentro do espaço da Justiça do Trabalho é um momento que ficará marcado para a vida dos nossos alunos. A relação da Universidade com o Poder Judiciário vem muito a agregar a todos com as trocas e experiências adquiridas”, finaliza.