Palestra no Centro de Convivência do Idoso de Santa Rosa alerta sobre o “Consumo consciente na melhor idade” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Nesta terça-feira, 5 de dezembro, o Balcão do Consumidor da Unijuí - Campus Santa Rosa, o Procon e a Comissão de Direitos Humanos do município promoveram, junto ao Centro de Convivência do Idoso, uma palestra com o tema “Consumo consciente na melhor idade”.

O objetivo do evento foi fornecer informações aos idosos sobre seus direitos enquanto consumidores, alertando-os sobre situações que conduzem ao endividamento, golpes e fraudes relacionadas com contratos de consumo. Cerca de 90 idosos que frequentam o Centro de Convivência do Idoso, localizado na Rua Porto Alegre, no centro de Santa Rosa, participaram da palestra, na qual puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências com os demais presentes.

Durante a palestra, a coordenadora do Balcão do Consumidor da Unijuí, professora Fernanda Serrer, juntamente com a diretora do Procon, Gracieli Patias, enfatizaram aos idosos a importância de serem precavidos ao realizar empréstimos consignados, além de alertá-los para que não compartilhem seus dados pessoais com estranhos. Além disso, foi feito um alerta sobre os golpes mais comuns direcionados aos idosos.

Conforme destaca a professor Fernanda, a fim de prevenir os golpes, é imprescindível estar extremamente vigilante em relação a ligações supostamente provenientes de bancos e correspondentes bancários, optando, sempre que possível, pela contratação de crédito de maneira presencial e com prévia análise acerca dos juros, quantidade de parcelas e valor que será ao final devido. 

Os consumidores devem abster-se de acessar links recebidos por meio de mensagens de e-mail, SMS e WhatsApp, bem como evitar o envio de selfies e fotografias contendo documentos pessoais. Também é fundamental manter-se atento às movimentações em suas contas bancárias, bem como estar vigilante em relação ao histórico de créditos que pode ser acessado no portal Meu INSS. Caso identifiquem depósitos de valores não solicitados ou descontos indevidos em seus benefícios previdenciários, os idosos devem prontamente contatar órgãos de defesa dos direitos do consumidor, como o Procon e o Balcão do Consumidor.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.