Ao longo desta sexta-feira, 25 de agosto, aconteceu no Centro de Eventos da Unijuí o I Congresso de Advocacia Previdenciária da Região Missioneira. O evento é uma promoção da 23ª Subseção da OAB de Ijuí, em parceria com o curso de Direito da Universidade.
Integrando a mesa de abertura, a coordenadora do curso de Direito da Unijuí, professora Francieli Formentini, destacou que o evento se constitui como um importante momento de aprendizagem e de compartilhamento de experiências na área do Direito Previdenciário. “Uma área imprescindível na concretização dos direitos sociais e fundamentais, e que traz consequências muitas positivas, muitas vezes ligadas à sobrevivência de famílias e à qualidade de vida das pessoas”, destacou.
Coordenadora da Comissão de Seguridade Social da OAB de Ijuí e professora do curso de Direito da Unijuí, Carolina Menegon destacou que é a partir do agir coletivo e colaborativo que a cidadania e a dignidade são conferidos ao povo brasileiro na forma de benefícios previdenciários e assistenciais. Destacou a responsabilidade que todos os advogados da área têm e agradeceu aos mais de 140 profissionais que participaram da formação ao longo do dia.
Quem também participou da abertura foi a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, que compartilhou algumas informações acerca do curso de Direito e da também da Instituição. “Ao longo de mais de 65 anos de história, a Unijuí vem se ressignificando e, hoje, conta com 32 cursos de graduação, além dos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Já são mais de 45 mil profissionais graduados e mais de 2 mil pessoas formadas em nossos programas stricto sensu. Nos orgulhamos de estar numa Universidade com essa relevância e de podermos participar de um evento como este, com tantos egressos participando”, disse.
Durante o dia, foram realizadas seis palestras. Pelo turno da manhã, foram trabalhados os temas “Atendimento do cliente como processo eficiente”, com Melissa Follmann; e “Invisíveis aos olhos do Direito Previdenciário: uma análise sobre os dependentes”, com Anderson de Tomasi Ribeiro.
À tarde, ocorreram as discussões sobre “Planejamento previdenciário após o ajuizamento da ação e atualização em processo previdenciário”, com Tiago Kidricki; “1.124 do Superior Tribunal de Justiça e suas implicações”, com Luiz Gustavo Ferreira Ramos; “Atualidades do processo administrativo previdenciário”, com Alexandre Triches; e “Gestão de escritórios de advocacia previdenciária: reduzindo desperdícios e otimizando a relação com o cliente”, com Gustavo Sachser.