Na noite desta segunda-feira, 20 de março, foram realizadas as aulas inaugurais do curso de Direito nos campi da Unijuí em Ijuí e Santa Rosa. Em cada um dos locais foi tratada uma temática, com a participação de convidados, professores e acadêmicos do curso.
Em Ijuí, os estudantes acompanharam uma palestra com o tema “Defesa para que(m)? A advocacia criminal como garantia de um julgamento justo”. Foi palestrante o especialista em Advocacia Criminal, mestrando em Direitos Humanos e pós-doutorando em Direito Penal e Criminologia, Guilherme Kuhn. Atuou como debatedora a agora egressa Vitória Agnoletto, graduada no último fim de semana, e como mediador o professor Thiago Silva. A atividade aconteceu no Salão de Atos e contou com apresentações musicais do professor Joaquim Gatto e do estudante do terceiro semestre, Rodrigo Lenz.
“É muito importante que nossos estudantes e professores participem de eventos promovidos pelo curso. Afinal, essas atividades buscam efetivamente promover debates atuais e substanciais para qualificar ainda mais o conhecimento e a aprendizagem dos nossos acadêmicos. Lembrando que o aprendizado não se faz apenas em sala de aula, mas também em eventos jurídicos”, destacou o coordenador do curso de Direito no campus de Ijuí, professor Marcelo Loeblein dos Santos.
Em Santa Rosa, foi debatido o tema “A advocacia empresarial e a estruturação jurídica para startups”, junto ao miniauditório B105. À frente da discussão esteve a mestre e especialista em Direito Empresarial, Gabrielle Cristina Endres. Eduarda Kreutz foi a aluna convidada e atuou como mediadora a professora Gabrielle Scola Dutra.
Ao dar boas-vindas aos estudantes, a coordenadora do curso de Direito nos campi de Santa Rosa e Três Passos, professora Fernanda Serrer, destacou que um dos objetivos do curso é proporcionar aos acadêmicos atividades qualificadas como esta, que tenham relevância para a atuação profissional. “Queremos formar sujeitos capazes de pensar a realidade a qual estão inseridos, identificando problemas com habilidade e capacidade de intervenção, capazes de propor alternativas para a transformação social”, destacou.
Em Três Passos, a atividade ocorrerá no dia 27 de março, às 19h20, no auditório da Universidade. O tema “Aspectos técnicos sobre Tribunal do Júri: um olhar a partir da atuação de um jovem advogado” será explorado pelo pós-graduando em Tribunal do Júri e Execução Penal, Luiz Gustavo Lippi Sarmento. Oliver Luigi Vettorello é o aluno convidado e atuará como mediador o professor André Giovane Castro.