Na última semana, no dia 26 de setembro, o Procon de Ijuí realizou uma ação especial com o Balcão do Consumidor, junto à Praça da República: um tira-dúvidas com o tema Superendividamento. A ação teve como objetivo divulgar informações acerca do tema, voltadas à prevenção e ao tratamento desta condição.
“Foi uma ação bastante positiva, direcionada à educação para o consumo de produtos com potencial de gerar o superendividamento. Nosso principal objetivo foi conscientizar a população para que evite se colocar nessa condição, evitando a aquisição de produtos e serviços, nem sempre fundamentais, que podem ser geradores de uma condição de descontrole financeiro”, explicou o coordenador do Balcão do Consumidor de Ijuí, professor da Unijuí, Joaquim Gatto.
Da ação, participaram os professores Joaquim Gatto e Francieli Formentini, integrantes do Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução, da Unijuí, do qual faz parte o Balcão do Consumidor. Também, os bolsistas Caroline Bonatto, Sabrina Gutknecht da Silva, Amanda Cecilia do Nascimento Zan, Hércules Daniel Steffler Schmorantz, Luthiero Berti Lindenmeyer e Elisandra Priscila de Oliveira Monteiro, além da assessora jurídica do Balcão do Consumidor, Maria Luisa Viana. Representando o Procon estiveram a assessora jurídica, Luana Borchardt, a fiscal de Defesa do Consumidor, Lucimara Lasch, e a estagiária Valéria Bussler da Silva.
Conforme explica a professora Francieli, a extensão universitária realizada a partir do Projeto de Extensão permite que os estudantes realizem diferentes práticas que contribuam para a formação profissional. “Nesse sentido, a atividade realizada, além de prestar informações à comunidade para que possam identificar, evitar e tratar o superendividamento, também se configura como um momento de aprendizagem para nossos estudantes que, ao dialogarem com a comunidade, prestando esclarecimentos e auxiliando nos encaminhamentos em busca da resolução extrajudicial dos conflitos, a partir do Balcão do Consumidor, aprimoram diferentes habilidades, em especial a de comunicação”, explica.