Vulnerabilidade de consumidores idosos é pesquisada em TCC do curso de Direito da Unijuí campus Três Passos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Alana Maísa Machado, recém-formada no curso de Direito da Unijuí campus Três Passos, pesquisou em seu trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “Consumo e vulnerabilidade: uma visão humanitária e prática em face do direito do consumidor idoso e a atuação do Balcão do Consumidor da Unijuí campus Três Passos/RS”. A ideia do estudo surgiu por meio da oportunidade de estágio da egressa, no ano de 2018, no Balcão do Consumidor, iniciativa que oferece serviço gratuito às pessoas que buscam ajuda com conflitos de consumo. A pesquisa foi orientada pela professora Fernanda Serrer.

Em sua atuação junto ao projeto de extensão da Unijuí, a egressa  vivenciou inúmeras situações envolvendo consumidores idosos, que enfrentavam problemas, principalmente por serem um público mais vulnerável a golpes e abusos de fornecedores, por exemplo. “Sabe-se que na contemporaneidade, o consumidor idoso passou a ser atrativo para muitos setores do mercado de consumo, o qual era impensado em tempos passados. O objetivo do trabalho foi refletir sobre a constituição da identidade dos consumidores, em um contexto pós-moderno, expondo os conceitos dos elementos de uma relação de consumo, bem como evidenciando as leis de proteção e defesa do direito do consumidor”, destaca Alana. 

A egressa explica que apresentou na pesquisa, pontos atrativos para diferentes públicos. Para os jovens, evidenciou a importância da realização de estágios durante a graduação, pois aproximam os estudantes da sociedade e do mercado de trabalho. O outro lado trouxe um alerta aos idosos e seus familiares, para que tenham controle sobre seus gastos, busquem informações e apoio nos órgãos de proteção e defesa do consumidor. “Busquei demonstrar a importância e a efetividade dos métodos de autocomposição de conflitos, especialmente as atividades desenvolvidas no Balcão do Consumidor. Uma forma de possibilitar a participação ativa das partes na resolução da problemática e evitar o aumento do número, já elevado, de processos no judiciário do país”.

“Desde o Ensino Médio, sempre tive o desejo de ajudar as pessoas mais vulneráveis, e no ano de 2018, quando comecei o estágio no Balcão do Consumidor, tive a certeza disso. A partir de então, percebi que escolhi a profissão certa e farei tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar e dar voz àqueles que necessitam, principalmente os idosos”, finaliza Alana, egressa do curso de Direito da Unijuí campus Três Passos.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.