Curso de Direito do campus Santa Rosa socializa resultados de Projetos Integradores - Unijuí

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Disciplina busca soluções para desafios reais, encaminhados pela comunidade

Os acadêmicos da disciplina Projeto Integrador, do curso de Direito da Unijuí campus Santa Rosa, pesquisaram durante o segundo semestre soluções para problemas reais, que foram enviados por empresas. Na última semana, a professora responsável pela disciplina, Fernanda Serrer, propôs uma socialização interna das soluções encontradas para os três problemas trabalhados.

“A vida em condomínio” foi apresentado pelas estudantes Amanda Maria Diel e Karliny Willers Laufer e buscou compreender, a partir da legislação aplicável, quais são os direitos e deveres nos condomínios residenciais urbanos. A demanda parte da Rede de Imobiliárias de Santa Rosa e também contou com a mentoria do representante Eduardo Antonio Rigo e da estudante de Mestrado Luiza Mello Fruet.

O grupo formado por Ana Carolina Dalben, Gabriély Camargo e Maria Roseli Silva de Lima desenvolveu o projeto “Dissemelhança entre contratos estipulados”. O objetivo foi compreender por que as pessoas optam por fazer uma promessa ou um contrato de compra e venda, quais as consequências jurídicas e principais diferenças. O problema foi encaminhado pelo Tabelionato Haigert e as acadêmicas contaram com a mentoria da representante da entidade, Fernanda Haigert Fenner e do mestrando Fernando Lopes Cassionato.

Já “O superendividamento na terceira idade” foi o tema pesquisado pelas estudantes Bianca Stein e Kamilly Roque, que atenderam à demanda do Procon. A pesquisa aponta para oportunidades de crédito extremamente facilitadas e poucas informações fáceis e acessíveis. As estudantes contaram com a mentoria, representando o Procon, de Toni Jesse e do doutorando André de Castro.

A professora responsável pela disciplina, que também coordena o curso de Direito no campus Santa Rosa, Fernanda Serres, destaca que os Projetos Integradores são um diferencial para a formação acadêmica. “Além de associarem a teoria à prática, desde os primeiros contatos com a graduação, permitem que os estudantes interajam com desafios reais e que fazem parte do cotidiano profissional. Isso exige que eles aprendam a administrar conflitos inerentes ao mundo trabalho, com autonomia e proatividade”, afirma a docente.

Estes e outros Projetos Integradores desenvolvidos por Estudantes da Unijuí foram apresentados de forma online. Confira neste link.


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