No dia 22 de novembro, foi realizada eleição para a nova diretoria da 23ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB de Ijuí. A partir do próximo ano, a presidência estará a cargo da egressa do curso de Direito e do mestrado em Direitos Humanos da Unijuí, Maria Cristina Schneider Lucion, a terceira mulher a ocupar a função e a pessoa mais jovem a presidir a OAB de Ijuí.
Maria Cristina graduou-se em Direito no ano de 2012, porém, o desejo de se tornar advogada vem desde seus primeiros passos na Unijuí. “Logo no início da graduação, eu me encantei pela advocacia. Não era uma estudante que queria fazer concursos públicos. Foi esse desejo que me sentir necessidade de realizar estágio em um escritório de advocacia”, comentou.
Após se formar, continuou advogando no mesmo escritório em que estagiou. Alguns meses depois, foi convidada para participar da Comissão do Jovem Advogado, grupo que tem como objetivo apoiar os advogados em início de carreira. “Logo que entrei na Comissão me tornei coordenadora, e esse foi um diferencial na minha carreira profissional, pois realizamos muitos eventos, juntamente com comissões de outros locais, agregando experiências."
Posteriormente, Maria Cristina ingressou no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí e conta que essa experiência a tornou ainda mais sensata. “O mestrado me fez uma pessoa mais crítica e empática e, consequentemente, uma profissional melhor. O Programa possui um corpo docente sensacional. Sou muito grata e privilegiada de poder realizar o mestrado”, salienta.
Há 3 anos, a advogada foi convidada a participar da chapa do atual presidente da OAB, Luiz Carlos Vasconcellos, como vice-presidente. “Isso jamais passou pela minha cabeça quando entrei na Comissão do Jovem Advogado, foi algo natural”, comenta. Antes de encerrar o triênio, seu nome foi cotado para a chapa sucessora. Após conversas, aceitou participar, colocando seu nome à disposição para a presidência da OAB.
No dia 22 de novembro, a chapa OAB Integração Plena, presidida por Maria Cristina, foi eleita com aproximadamente 81,4% dos votos. A chapa possui como vice-presidente Fernando Mai, secretário-geral Rafael Ugalde dos Santos, secretária-geral adjunta Mara Regina Protti Spinato e tesoureiro Mirko Roque Frantz.
Como presidente, Maria Cristina já possui alguns objetivos que pretende alcançar junto com seus colegas. “Queremos fortalecer a união entre os colegas advogados e a nossa meta principal é a construção da sede da Subseção de Ijuí, que é um desejo de todos nós da equipe diretiva”, finalizou.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí