Três Passos: estudantes dialogam sobre cidadania e Direitos Humanos no Brasil atual - Unijuí

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Foi realizado, no dia 05 de outubro, o minicurso “Diálogos sobre o Brasil atual: cidadania e direitos humanos”, na Unijuí, Câmpus Três Passos. A atividade é fruto da atuação conjunta entre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e o curso de Graduação em Direito, ao lado dos Grupos de Pesquisa da instituição “Biopolítica e Direitos Humanos” e “Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade” (ambos certificados pelo CNPq).

Sob coordenação da professora Dra. Anna Paula Bagetti Zeifert e do professor Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, o minicurso teve como ministrantes André Giovane de Castro (mestrando em Direito pela Unijuí) e Schirley Kamile Paplowski (bacharela em Direito pela Unijuí), cada qual integrante de um dos Grupos de Pesquisa promotores do evento.

Através de recursos literários, audiovisuais, imagéticos e artísticos, os diálogos foram conduzidos à luz de temas elementares, quais sejam: Brasil, Estado Democrático de Direito, cidadania, direitos humanos, desigualdade social, poder e sociedade. Considerando que conhecer nossa história significa saber mais sobre nós mesmos, foram abordados, em um plano inicial, os processo de colonização de exploração e as práticas truculentas que se seguiram no âmbito nacional, seguidos da indagação: “de que modo o contexto atual reflete o nosso passado?”.

No leque de ideias e de diálogos produzidos, subtemas que se inter-relacionam foram abordados, tais como a violência, o racismo silencioso e estrutural, a exclusão social, o “familismo”, a necessidade de um olhar que venha de dentro sobre nossas realidades e experiências, bem como os aspectos positivos de nosso país, a exemplo da riqueza cultural, territorial e ambiental (assim como os riscos que essa última vem sofrendo).

O evento contou com a participação prévia dos integrantes, que definiram, em uma palavra, a sua percepção sobre a conjuntura brasileira em 2019, surgindo as seguintes manifestações: precária, indignação, sentir-se perdido, carente, sem rumo, desigualdade, retrocesso, desrespeito, crítica, bagunça, instabilidade, esperança. Introdutoriamente, manifestações de “partilha de angústias” e de “alimentação de reflexões” foram afirmadas pelos integrantes do momento de estudo, que abarcou estudantes do curso de graduação em Direito, uma mestranda e uma doutoranda em Direitos Humanos.

As abordagens dos ministrantes foram intercaladas em cada tema, trazendo questionamentos sobre os significados dos tópicos e de suas manifestações práticas. Aliado a isso, as pesquisas conduzidas dentro da instituição possibilitaram a narrativa e a transversalidade de temas, em que sugeridas leituras e divulgadas outras pesquisas para a continuidade dos estudos, a exemplo de Gilberto Dimenstein, Adela Cortina, Lilia Moritz Schwarcz, Michel Foucault, Hannah Arendt e Giorgio Agamben.

Em nome do compromisso do saber e do conhecimento com as realidades externas ao âmbito acadêmico, os participantes foram convidados a realizar atividades complementares ao debate presencial: uma, ao partilhar a experiência do minicurso e documentá-la; e, outra, ao selecionar notícias brasileiras contemporâneas sobre o gozo de direitos humanos, tecendo sua opinião em um texto dissertativo-argumentativo.


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