Semana Jurídica no Campus Três Passos encerra eventos dos cursos de Direito da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

              

Encerrando uma intensa semana de atividades dos cursos de Direito da Unijuí, o Campus Três Passos promoveu a palestra “A Mediação nos Conflitos de Guarda e Alienação Parental”, com a advogada e professora Delma Ibias, dentro da programação da XXVI Semana Jurídica.

Delma conceituou o tema proposto, atualizando os participantes do evento sobre as perspectivas atuais desta área do Direito.  A palestrante possui graduação em Curso de Ciências Jurídicas e Sociais - Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1988). Atualmente é sócia majoritária do escritório de advocacia - Dra. Delma Silveira Ibias & Equipe - Advogados Associados, vinculo institucional na FADERGS, Membro da Comissão Mulher Advogada - Ordem dos Advogados do Brasil - Seção RS, Conselheira Fiscal do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, IBDFAM - RS, Brasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil. 

A Semana Acadêmica foi promovida pelo curso com o apoio do Centro Acadêmico de Direito.

Programação em três Campi

A programação de eventos jurídicos na Unijuí iniciou na segunda-feira, no Campus Santa Rosa, com a primeira noite do 4º Congresso Nacional: Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos. A primeira palestra foi ministrada pelo advogado, escritor e pesquisador, Carlo Velho Masi, que falou sobre ‘O Tribunal do Júri como garantia fundamental do cidadão’.

Já na quarta-feira, teve início, em Ijuí, o III Congresso Nacional Ciências Criminais e Direitos Humanos, realizado no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, no Campus Ijuí. Dois temas estiveram em debate na noite de abertura: “Novas Epistemologias e Processo Penal Feminista”, com a conferencista Soraia Mendes e “A Construção da Justiça Restaurativa no Brasil”, realizada pela conferencista Raffaela Pallamolla. O objetivo do evento foi viabilizar o debate qualificado na área das ciências criminais, reunindo nomes nacionais para a discussão de importantes temas no campo. Foi priorizado o debate a partir de vozes femininas, sendo composto majoritariamente por conferencistas mulheres especialistas no campo da criminologia. O Congresso ainda desafiou os ouvintes e participantes a plantarem mudas de árvores nativas da região, evidenciando a importância ambiental.

Na manhã desta sexta-feira, 31, o professor o professor Dr. Sidney Guerra esteve no Centro de Eventos do Campus Ijuí, discutindo controle de convencionalidade na Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UNIJUÍ – Mestrado e Doutorado. Ele também palestrou no Campus Santa Rosa, na noite de quinta-feira, dia 30.

                           

De acordo com o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, professor Joaquim Gatto, as atividades dos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado, realizadas nos três Campi foram um importante momento de qualificação aos estudantes e docentes vinculados ao DCJS e oportunizaram reflexões sobre diferentes temáticas do Direito.  Além disso, segundo o professor, tanto nas palestras, quanto nas apresentações de trabalhos procurou-se oportunizar a integração entre estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu de diversas Universidades, o que consolida, ainda mais, a Unijuí como instituição de vanguarda no debate dos mais atuais temas na área do Direito.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.