Nos dias 8 e 9 de outubro, no Campus Passo Fundo da IMED, aconteceu o II Seminário Internacional do Centro Brasileiro de Pesquisas Sobre A Teoria Da Justiça De Amartya Sen. As atividades contaram com a presença de bolsistas e estudantes da Unijuí vinculadas a projetos de pesquisa do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Direitos Humanos.
As bolsistas Vitória Agnoletto (FAPERGS) e Schirley Kamile Paplowski (PIBIC/UNIJUI), do projeto de pesquisa “Justiça Social: os desafios das políticas sociais na realização das necessidades humanas fundamentais”, coordenado pela professora doutora Anna Paula Bagetti Zeifert, apresentaram o trabalho “A ABORDAGEM DAS CAPACIDADES EM AMARTYA SEN E MARTHA NUSSBAUM: POLÍTICAS PÚBLICAS E VIDA DIGNA”.
A bolsista Adrieli Aquino (PIBIC/UNIJUÍ) e a estudante Natani Cantini, do projeto de pesquisa “O Direito ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado no Contexto da Sociedade de Risco: em Busca da Justiça Ambiental e da Sustentabilidade”, coordenado pelo professor doutor Daniel Rubens Cenci, apresentaram o trabalho “ANÁLISE DA RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL E A JURISPRUDÊNCIA DO STJ SOB A ÓTICA DA TEORIA DA JUSTIÇA DE AMARTYA SEN”.
A acadêmica Rafaela Mallmann e a bacharel Ana Kravczuck, do grupo de pesquisa biopolítica e direitos humanos, coordenado pela professora doutora Joice Nielson, apresentaram o trabalho “A CONTRIBUIÇÃO DE AMARTYA SEN PARA PENSAR A EMANCIPAÇÃO DE MULHERES EM COMUNIDADES QUE REALIZAM A MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA”.
A teoria de Amartya Sen é reconhecida pela sua relevância em pesquisas sobre desenvolvimento, justiça, democracia, dignidade humana e políticas públicas, e tem sido utilizada para fundamentar diversas análises teóricas e pesquisas empíricas na contemporaneidade.