O 3º Congresso Nacional: Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos está sendo realizado durante essa semana no Campus Santa Rosa, pelo curso de Direito da UNIJUÍ. A programação teve início na noite de segunda-feira, dia 07, com a apresentação de mais de 40 trabalhos elaborados pelos estudantes, professores e mestrandos da Universidade e Instituições de Ensino Superior da região.
Na noite de hoje, terça-feira, a atividade desenvolvida contemplou a palestra “Crimes Informáticos e suas vítimas”, com o Doutor em Direito pela FADUSP, professor Spencer Toth Sydow.
Na oportunidade, Spencer trouxe aos estudantes o histórico de como chegou ao estudo do Direito Penal Informático, destacando quais as dificuldades, os problemas institucionais em relação à área: acadêmica, de imprensa, de advogados, de faculdades, legislativos e judiciários. Pois, segundo o palestrante, trata-se de uma área relativamente nova no ramo do Direito.
A programação do 3º Congresso Nacional terá sequência na noite de quarta-feira, dia 09, com a temática, “A proteção jurídica dos indígenas no Brasil – da política indigenista a realidade”, com a professora Thaís Luzia Colaço e, na mesma noite, o professor Samuel Mânica Radaelli debaterá “Os desafios do pensamento constitucional latino-americano”. Na última noite do evento, quinta-feira, dia 10, o Defensor Público André Castanho Girotto dará destaque ao tema: “ A necessidade de uma nova leitura do sistema prisional brasileiro”.
Durante o evento os participantes também poderão contemplar a exposição itinerante de fotografias “Comunidades Indígenas no Rio Grande do Sul”, projeto desenvolvido pelo Museu Antropológico Diretor Pestana. A exposição está localizada no Hall do Bloco C, do Campus Santa Rosa