Estudantes do curso de Direito apresentam 38 trabalhos no III Colóquio de Iniciação Científica - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O Curso de Direito da UNIJUÍ promoveu o III Colóquio de Iniciação Científica de Santa Rosa, em comemoração aos 25 anos do Curso. Na noite de segunda-feira, dia 06, foi o encerramento do evento que teve a participação de 110 estudantes, das disciplinas de Direito Administrativo e de Direito do Trabalho, ministradas pela professora Eloísa Argerich e professor Darlan Machado Santos, onde realizaram a apresentação de 38 trabalhos.

O objetivo do evento foi despertar nos acadêmicos o interesse pela pesquisa e proporcionar a compreensão dos instrumentos jurídicos-administrativos e trabalhistas comprometendo os estudantes a desenvolverem uma cultura jurídica crítica, ética e responsável capaz de contribuir na construção de uma nova ordem social e política por meio da leitura, pesquisa, interpretação e utilização adequada da linguagem e expressões do direito.

Para os estudantes do curso de Direito o Colóquio de Iniciação Científica é importante na formação acadêmica de cada universitário. Lucas Percoski destaca que "o Colóquio foi uma ótima oportunidade de apresentar para um número razoável de pessoas".

O estudante Gustavo Bremm destaca que o Colóquio por ser divido em etapas, acaba por atingir e obter resultados em várias frentes. “Temos a pesquisa, que faz com que o aluno busque nas mais variadas fontes, um conteúdo de qualidade para produzir seu artigo. O segundo passo é a própria produção do artigo que faz com que o aluno interprete o que foi pesquisado e passe para o papel o conhecimento adquirido. E finalmente a apresentação, que mostra realmente o que foi absorvido pelo aluno durante todo período de pesquisa e de confecção do artigo. É nessa etapa que o aluno deve repassar aos demais o que aprendeu e entendeu sobre o tema. Enfim, o Colóquio nos possibilita evoluir como estudante e como pesquisador. A pesquisa nos move. A busca pelo saber e pelo conhecimento deve ser incessante. Poder fazer parte disso é algo que marca e marcará a vida de qualquer universitário, contribuindo para uma melhor formação como estudante e como ser humano”. 

A estudante Magda Medina Pereira afirma que "diante de desafios pertinentes à área jurídica, cada vez mais, alunos do curso de Direito, necessitam aprimorar seus conhecimentos, habilidades, competências. A fim de obter êxito neste intento, é necessário praticar a autogestão que consiste em buscar conhecimentos e saber aplicá-los. Nesse contexto, professores idealizam oportunidades para que discentes possam aliar teoria e prática, através de eventos voltados ao aprimoramento individual e coletivo de graduandos. O colóquio é, dentro de suas características peculiares, momento ímpar para associar elementos essenciais de aprendizado: pesquisa, interação, superação de sentimentos, tais como ansiedade, receio de falar em público. Indiscutivelmente, tal tipo de evento, prepara alunos para a prática jurídica e deve, cada vez mais, receber adesão daqueles que desejam estar aptos às exigências deste mercado de trabalho".

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.