Acadêmicos, professores e profissionais da área participam, até o dia 31 de outubro, da II Semana da Procuradoria Geral do Estado; Semana Jurídica; e do II Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia.
O curso de Direito da UNIJUÍ iniciou, na noite desta segunda-feira, a III Semana da Procuradoria Geral do Estado; a Semana Jurídica; e o II Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia no Câmpus Ijuí, eventos que ocorrem até o dia 31 de outubro.
Para iniciar as discussões, os estudantes do curso participaram da palestra “Noções gerais sobre o sistema jurídico norte-americano", com o Dr. Juanez dos Santos Strapasson, dentro da Semana da Procuradoria Geral do Estado. Em sua fala, o palestrante destacou, entre outros aspectos, que "o direito norte-americano é um direito de precedentes, lá, não se analisa qual lei se aplica ao caso concreto, mas sim qual caso vai se encaixar no caso concreto. Eles tem códigos e procedimentos muitos diferentes dos nossos, que eu considero muito inferiores aos do nosso sistema".
Nesta terça-feira, será realizada a palestra "II Convenção de Viena sobre Direitos Humanos e o legado sobre a não-discriminação", com a palestrante Dra. Fernanda Tonetto.
Direitos Humanos e Democracia
Na programação do II Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia, que este ano desenvolverá a temática "Pensando a América Latina", às 16h desta quarta-feira ocorre o Encontro da Rede internacional de grupos de pesquisa formada por professores da Unijuí, Unisinos, Università di Roma La Sapienza/IT, Faculdade de Direito de Vitória e Universidad de Sevilla/ES e o 6º Encontro Estado e Constituição: a internacionalização do direito a partir dos direitos humanos.
A abertura oficial do Seminário será realizada na noite de quarta-feira, com início às 19h30min, no Salão de Atos do Câmpus Ijuí. Após o ato, serão ministradas as palestras:
- “Direitos humanos e Constituição em tempos de Globalização”, com o professor Dr. Alfonso de Julios-Campuzano, da Universidade de Sevilla, na Espanha.
- “Intervenção Militar e Respeito aos Direitos Humanos”, com o professor Dr. Ricardo Antonio Silva Seitenfus, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem a obra “Haiti: dilemas e fracassos internacionais”, lançada pela Editora UNIJUÍ.
O mediador da noite será o professor Dr. Gilmar Antonio Bedin, da UNIJUÍ.
A programação completa dos eventos está disponível no Portal da UNIJUÍ. Os eventos são promovidos pelo Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ, Procuradoria Geral do Estado e o Mestrado em Direitos Humanos da UNIJUÍ.