Aula inaugural ocorreu no Câmpus Ijuí, através do Procurador do Estado, Justino Adriano Farias da Silva e no Câmpus Santa Rosa, com o Promotor de Justiça Manoel Figueiredo Antunes.
O curso de Direito da UNIJUÍ, através do Núcleo de Eventos, Extensão e Serviços, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, em convênio com Ministério Público do Rio Grande do Sul, realizou na noite desta segunda-feira, a aula inaugural aos acadêmicos.
No Câmpus Ijuí, o encontro aconteceu no Salão de Atos, através do tema: Direito Funerário, proferida por Justino Adriano Farias da Silva, Procurador do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, de Buenos Aires, atua como consultor jurídico e professor na Escola Superior de Advocacia do Estado do Rio Grande do Sul; colaborador da Revista Síntese de Direito Processual Civil – Porto Alegre e é membro do Conselho editorial da Revista Crítica de Direito Notarial e Registral, de Porto Alegre.
De acordo com o Procurador do Estado, o Direito Funerário é um ramo ainda desconhecido. “Procurei dar uma visão geral, a estrutura da área. Acentuo que é uma área do direito baseada nos usos e costumes”, salienta.
No Câmpus Santa Rosa o tema abordado durante a aula inaugural trouxe a evolução do Ministério Público e seu atual papel constitucional. O palestrante foi o Dr. Manoel Figueiredo Antunes, Promotor de Justiça e titular da 1ª Promotoria de Justiça Criminal da Comarca de Santa Rosa, ex-procurador Geral do Município de Alegrete e professor na Escola Superior do Ministério Público.
Durante o encontro, Manoel relatou a importância do trabalho realizado pelo Promotor de Justiça, seus desafios, responsabilidades e obstáculos enfrentados no dia a dia, salientando que: “O Promotor de Justiça é o guardião das leis, é um agente público e seu principal objetivo é defender a sociedade e seus interesses”.