Acadêmicos de Direito acompanham Sessão de Audiências no Fórum de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 

Acadêmicos do Curso de Direito participaram no dia 08 de maio da 1ª Sessão Didática de Audiências de Instrução e Julgamento, junto ao foro da Comarca de Ijuí.

O evento foi organizado pela Coordenação do Curso de Graduação em Direito e pelo Núcleo de Prática Jurídica, em parceria com o juiz Vinícius Borba Paz Leão, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ijuí. Também participaram da atividade o Promotor Valério Cogo e o Defensor Público Ernani Dalpupo.

Conforme destaca a professora Patrícia Borges Moura, o evento teve como propósito complementar as atividades de Prática Jurídica Penal, cujo objetivo é ampliar a compreensão dos acadêmicos sobre os atos e os julgados proferidos em audiências criminais, semelhante às Sessões Didáticas já realizadas pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Cerca de 50 acadêmicos que cursam a disciplina de Prática Jurídica Penal, além de docentes do curso, estiveram presentes no evento.

A coordenadora do Curso de Direito, professora Lisiane Beatriz Wickert, ressalta que a atividade foi verídica, ou seja, o juiz da Vara Criminal, Vinicius Borba Paz Leão, selecionou alguns processos-crime com diferentes procedimentos. “Em cada uma das audiências, havia uma prévia explicação, por parte do magistrado, do que estava sendo julgado e qual seria o procedimento adotado naquele processo. Nos processos, foram ouvidos a vítima, as testemunhas e o réu. Ao final, ocorreram debates orais pelo Ministério Público e pelo Defensor Público, com posterior prolação de sentença pelo magistrado”.

As docentes explicam que atividades como esta são rotineiras nas disciplinas práticas, contemplando desde júris simulados a viagens de estudo a Porto Alegre e Brasília, oportunizando aos acadêmicos conhecer instituições como o Tribunal de Justiça, Ajuris, OAB, Procuradorias, e outras instituições jurídicas. No caso desta atividade recente - a 1ª Sessão Didática de Audiências de Instrução e Julgamento -, os alunos assistiram as audiências e tiveram, posteriormente, um espaço para fazer questionamentos. “Foi muito produtiva esta sessão didática de audiências criminais. Esta parceria pretende se manter para os próximos semestres, ampliando para as áreas civil e trabalhista”, finaliza Lisiane Wickert, acrescentando que este tipo de atividade é inovadora na região.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.