Estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Administração da Unijuí participaram, nesta semana, de uma palestra com o sócio-proprietário da empresa V4 Company, Rodrigo Bayer. A atividade foi realizada na disciplina de Marketing Digital, ministrada pela professora Márcia Almeida, e teve o objetivo de fazer com que os acadêmicos entendessem mais sobre o assunto e trocassem conhecimentos e experiências.
Bayer falou sobre vendas, ações de marketing, tráfego pago, Customer Relationship Management (CRM) e diversos outros temas relevantes. Ele comentou sobre a importância de entender o público consumidor de uma empresa e focar no resultado das ações feitas no ambiente digital. “O digital veio trazer a possibilidade da gente metrificar cada detalhe e resultado de investimentos feitos em marketing”, destaca.
O convidado complementou que, atualmente, anúncios que eram veiculados na televisão aberta estão no digital, no YouTube, por exemplo, onde é possível saber com precisão quantas pessoas assistiram determinado anúncio. Essa metrificação, segundo Bayer, é fundamental para ter resultados claros sobre uma ação de marketing desenvolvida.
O investimento em mídia paga e os caminhos para chegar até o público-alvo no digital também foram abordados, com ênfase na importância de conhecer plataformas e na tomada de decisões estratégicas junto dos clientes.
De acordo com a professora Márcia, esse foi um importante momento para os estudantes. Ela reforçou que o bate-papo trouxe ideias diversificadas e relevantes sobre como otimizar campanhas e acompanhar métricas essenciais para obter o melhor retorno sobre investimento. “Os exemplos práticos ajudaram a entender como ajustar as estratégias e utilizar as ferramentas de análise de forma eficaz”, finalizou.
Por Krislaine Baiotto e Luiza Ribeiro da Rosa, acadêmicas de Jornalismo da Unijuí