Acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí estão participando do Congresso Regional Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom Sul 2024, que é organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Neste ano, o evento acontece até o dia 21 de julho, de forma remota, em razão das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
Durante o Intercom Sul, acontece também a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que visa premiar os trabalhos produzidos pelos acadêmicos. Ao todo, 17 estudantes da Unijuí estão participando nas categorias Fotografia Artística; Ensaio Fotográfico Artístico; Empreendedorismo em Comunicação; Campanha Publicitária; Estratégia Publicitária para Mídia Digital; Grupo de Trabalho em Estudos culturais e identidades; e Grupo de Trabalho em Estudos Culturais e Identidade
A acadêmica de Publicidade e Propaganda, Manuela De Almeida Machado, participa pela primeira vez do Intercom. Ela está em concorrendo como finalista em duas categorias: na Fotografia Artística, ela concorre com “Solitude Commune”, que é inspirada nas obras de Edgar Degas, já na categoria Ensaio Fotográfico, junto de outros dois colegas, concorre com a obra intitulada “La Peste”.
“O Intercom é um dos mais importantes congressos para o pessoal da comunicação, e saber que meu trabalho está concorrendo é muito gratificante. Para mim significa que estou evoluindo na fotografia e que dentro dos meus trabalhos consigo transmitir pelo menos um pouco de mim mesma, trazendo a minha identidade em cada foto”, destaca a estudante.
Já as estudantes do 8º semestre do curso de Jornalismo, Krislaine Baiotto e Luiza Ribeiro da Rosa, estão apresentando a pesquisa "Hábitos de Consumo Simbólico Atrelados às Práticas de Grupos de Fãs de Artistas Musicais", junto ao Grupo de Trabalho (GT) Estudos Culturais e Identidades. O trabalho foi orientado pela professora Gisele Corrêa Noll e desenvolvido durante o 6º semestre do curso.
O trabalho é derivado de uma pesquisa maior, realizada na disciplina de “Projeto Integrador: Comunicação, Mídia, Cultura e Consumo", com a orientação da professora Rúbia Schwanke, que teve como demandante a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o desafio de entender quais são os hábitos de consumo midiático por parte dos alunos de Ensino Médio
“Ser aceita e ter a oportunidade de apresentar um trabalho no Intercom Sul é algo muito válido e importante para a nossa carreira e vivência acadêmica. Na Unijuí, nossas práticas são muito voltadas ao mercado de trabalho e em momentos como o Intercom a gente tem a oportunidade conhecer o lado mais acadêmico do curso e da Comunicação em si. Foi muito interessante assistir outros estudantes e pesquisadores da área apresentando trabalhos de diversos assuntos dentro da mesma temática”, destaca Krislaine, que ressalta que o Intercom é uma oportunidade de conhecer novas pessoas e novas pesquisas, o que nos faz conhecer o que está sendo produzido de forma científica e pensar em novas possibilidades para trabalhos próprios.
Luiza salienta que é uma honra poder participar de um congresso tão grande. “A experiência do Intercom é algo que acredito que todos os alunos deveriam tentar pelo menos uma vez, já que os eventos permitem discussões muito interessantes entre a gente e outros alunos de várias universidades. Criar esses contatos, conhecer outros trabalhos e fazer com que o nosso seja conhecido em um meio acadêmico que vai além da Unijuí é muito importante para a nossa vida e currículo”, completa.
Além das três estudantes, também estão participando do Intercom os acadêmicos Gustavo Maxsuel de Barros, Marciele Camara, Carolina Massalai Gomes, Amanda Buchner do Amaral, Karen dos Santos Crestani, Milena Markiewicz Moureira, Eduardo Henrique da Silva Kanitz, Gabriela Wohlenberg, Ana Carolina Bazana, Vitória Silva da Pieve, Andressa Buchner do Amaral, Maria Eduarda Flores de Oliveira, Nicole Kieling e Kalani Vargas Santos.