Uma visita de estudos ao laboratório de fluxo criativo Stream LAB, em Santo Ângelo, foi realizada pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí na última segunda-feira, dia 17 de junho. As disciplinas de Criação de Campanha Promocional de Marcas e Produção Audiovisual Multiplataforma, ministradas pelas professoras Nilse Maldaner e Daniéli Antonello, respectivamente, foram palco para um momento de integração e bate-papo com a equipe e o idealizador Guilherme da Rocha, sobre criação de conteúdo e a área da comunicação.
A noite imersiva proporcionou aos estudantes a compreensão sobre os processos de atendimento, planejamento e produção de conteúdo aplicado pelo estúdio de criação, ampliando a visão das possibilidades do mercado de trabalho para jornalistas e publicitários.
Quanto à ideia que deu vida ao Stream Lab, Guilherme comenta que criou um laboratório de fluxo criativo. “Busquei um pouco da analogia do fluxo da água, do fluxo de caixa das empresas, ou seja, de criar movimento. Por isso é um laboratório que cria movimento, um laboratório de fluxo criativo”. Para o espaço físico, ele diz que a intenção é criar um ambiente criativo para mentes criativas. O idealizador ainda cita que essa é a tradição do Stream Lab, que hoje é uma marca registrada há 6 anos.
Os estudantes aproveitaram a noite para explorar os ambientes de trabalho de cada setor de criação. Quando questionada sobre a importância de sair do ambiente acadêmico para conhecer espaços profissionais, a aluna de Publicidade, Laura Londero, responde: “Sair do ambiente de sala de aula para conhecer um espaço profissional é muito motivador, principalmente para mim, que futuramente pretendo abrir minha própria empresa na área da publicidade”. Para o estudante de Jornalismo, Adiel Schwab, o que mais impressionou foi o ambiente, “que traz aquela atmosfera que impulsiona a criatividade, o que também é muito importante para o jornalismo.”
Por Martina Neubauer, estagiária da Usina de Ideias.