Bate-papo sobre Convergência marca boas-vindas aos estudantes da Comunicação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

O evento de boas-vindas aos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí integrou veteranos e calouros no prédio da Comunicação, durante a noite de quarta-feira, 15 de março. Com o objetivo de criar um primeiro contato dos calouros com a área, o evento reuniu estudantes de todos os semestres de ambos os cursos, egressos, professores e técnicos-administrativos. 

A coordenadora dos cursos, Rubia Schwanke, fez uma fala inicial de boas-vindas aos estudantes e destacou a programação de atividades e eventos do ano de 2023, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

A programação contou com o bate-papo: “Comunicação em tempos de convergência: relatos de experiências”, com a egressa em jornalismo, UX Writer na Compass.Uol e empresária pela Eugênia Conteúdo, Natani Paz, e a egressa em Publicidade e Propaganda, gerente de marketing da Unicred Eleva, Katia Cavalheiro.

A professora Nilse Maldaner, responsável neste semestre pela disciplina de Cultura Digital e Convergência, intermediou o bate-papo com as egressas. Sobre a temática, as convidadas compartilharam as suas experiências profissionais atuando com comunicação, uma área movimentada por processos tecnológicos e constante transformação. 

No bate-papo, as convidadas destacaram que as transformações não se limitam à área do Jornalismo ou da Publicidade, mas realizam um processo de convergência entre elas e entre seus profissionais. Natani conta que a sua aspiração criativa a guiou em aventuras por novas áreas, como a experiência de trabalhar por cinco anos em uma empresa de branding. O que mudou a sua vida e a levou a se conhecer como profissional. “É importante ter essa base, mas depois o mercado, ele muda tanto a todo momento que é importante a gente ter, talvez, até uma humildade, um dinamismo para a gente entender que pode ser muitas outras coisas também”, destacou Natani.

A cultura midiática mudou não só a área, mas a forma como os consumidores recebem o conteúdo. Trabalhando com marketing, Katia destaca que o cliente  quer entender o que está sendo feito por ele, o que é perceptível, pois, ele se faz visto nas redes, respondendo às ações e campanhas. “Hoje há um propósito dentro das empresas, que é de fazer essa empresa pensar nesse humano e nesse mundo afora, o que de positivo a gente vai deixar, não só para o acionista ou para o dono da empresa”, afirmou Katia.

Após o bate-papo o evento seguiu com a interação entre os estudantes e a recepção organizada aos calouros da comunicação.

Texto por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.

Fotos por Ana Carolina Bazana, estudante de jornalismo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.