O evento de boas-vindas aos estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí integrou veteranos e calouros no prédio da Comunicação, durante a noite de quarta-feira, 15 de março. Com o objetivo de criar um primeiro contato dos calouros com a área, o evento reuniu estudantes de todos os semestres de ambos os cursos, egressos, professores e técnicos-administrativos.
A coordenadora dos cursos, Rubia Schwanke, fez uma fala inicial de boas-vindas aos estudantes e destacou a programação de atividades e eventos do ano de 2023, dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
A programação contou com o bate-papo: “Comunicação em tempos de convergência: relatos de experiências”, com a egressa em jornalismo, UX Writer na Compass.Uol e empresária pela Eugênia Conteúdo, Natani Paz, e a egressa em Publicidade e Propaganda, gerente de marketing da Unicred Eleva, Katia Cavalheiro.
A professora Nilse Maldaner, responsável neste semestre pela disciplina de Cultura Digital e Convergência, intermediou o bate-papo com as egressas. Sobre a temática, as convidadas compartilharam as suas experiências profissionais atuando com comunicação, uma área movimentada por processos tecnológicos e constante transformação.
No bate-papo, as convidadas destacaram que as transformações não se limitam à área do Jornalismo ou da Publicidade, mas realizam um processo de convergência entre elas e entre seus profissionais. Natani conta que a sua aspiração criativa a guiou em aventuras por novas áreas, como a experiência de trabalhar por cinco anos em uma empresa de branding. O que mudou a sua vida e a levou a se conhecer como profissional. “É importante ter essa base, mas depois o mercado, ele muda tanto a todo momento que é importante a gente ter, talvez, até uma humildade, um dinamismo para a gente entender que pode ser muitas outras coisas também”, destacou Natani.
A cultura midiática mudou não só a área, mas a forma como os consumidores recebem o conteúdo. Trabalhando com marketing, Katia destaca que o cliente quer entender o que está sendo feito por ele, o que é perceptível, pois, ele se faz visto nas redes, respondendo às ações e campanhas. “Hoje há um propósito dentro das empresas, que é de fazer essa empresa pensar nesse humano e nesse mundo afora, o que de positivo a gente vai deixar, não só para o acionista ou para o dono da empresa”, afirmou Katia.
Após o bate-papo o evento seguiu com a interação entre os estudantes e a recepção organizada aos calouros da comunicação.
Texto por Keila Rosa, estagiária de jornalismo da Usina de Ideias.
Fotos por Ana Carolina Bazana, estudante de jornalismo.