Estudante aborda relação entre realidade virtual e jornalismo em TCC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acreditando no potencial de inovação na área do jornalismo, Ariane Wendland de Souza optou por utilizar a tecnologia em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A comunicação sempre se adaptou às mudanças e encontrou novas formas de informar e entreter o público. Eu quis investigar como essa adaptação poderá acontecer no futuro e a realidade virtual é uma tecnologia emergente que pode ser aplicada à área da comunicação”, contou a estudante de Jornalismo.

Ariane realizou a pesquisa intitulada de “Realidade Virtual e Jornalismo Imersivo: uma experiência com a narrativa Home - a VR Spacewalk”. Para investigar a interação do público com os novos tipos de notícias consumidas com dispositivos de realidade virtual, a acadêmica utilizou os recursos disponíveis no Espaço Mais Inovação Unijuí. “Os participantes do experimento assistiram uma narrativa que se assemelha a um vídeogame e que permite a interação com o cenário e objetos no ambiente digital, por meio do óculos de realidade virtual HTC VIVE. Depois, foi realizado um grupo focal onde discutimos a percepção dos participantes sobre a narrativa”, explicou.

Durante a pesquisa, foram encontradas evidências da aproximação entre o jornalismo e o entretenimento. “Este é um movimento que já vem acontecendo há alguns anos. E, nesse sentido, destaca-se a necessidade do jornalismo de explorar novos formatos narrativos para manter a conexão com o público”, frisou Ariane que mesmo antes de concluir a graduação, já atuava na área de comunicação. Agora, os planos são seguir os estudos durante o mestrado.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.