A Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí foi encerrada nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na sala de ideação do Espaço + Inovação. A última noite de programação contou com a palestra sobre o tema “Produção de conteúdo para além da redação tradicional”, com a jornalista e doutora em Comunicação, Vanessa Scalei, que possui mais de 15 anos de experiência em redação jornalística e é head de conteúdo na Agência Canarinho.
Na palestra, a jornalista falou sobre sua trajetória profissional, trazendo relatos de desafios e experiências positivas que teve ao longo da carreira, o que ajudou os estudantes a terem uma visão mais clara da profissão. “Desde que o mundo é mundo, a narrativa é importante, contar boas histórias é importante. Desde a pintura rupestre já estavam contando alguma coisa ali, até a gente chegar nas histórias com realidade virtual. Por mais que mude a plataforma, a importância está sempre naquilo que estamos contando, narrando. É importante ficarmos atentos em como estruturamos o conteúdo”, destacou Vanessa.
Referente às atividades da Semana Acadêmica, que abordou a temática “Práticas e tendências em comunicação”, a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Schwanke, ressaltou a relevância dos acadêmicos terem essas vivências, que constituem-se como oportunidades importantes para a troca de conhecimentos com os profissionais convidados. “Essas experiências possibilitam que os estudantes consigam transpor a teoria que está sendo debatida em sala de aula e perceber a sua aplicação prática, o que reforça o processo de ensino-aprendizagem, consolidando os conhecimentos adquiridos na Universidade e contribuindo para a preparação dos futuros profissionais”, finalizou.
Por Vitória Patias, estagiária da Usina de Ideias