Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade Propaganda recebe jornalistas do Grupo RBS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Na noite da última quinta-feira, dia 22 de setembro, foi realizada a abertura oficial da Semana Acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí. O evento reuniu estudantes e professores e contou também com a presença de jornalistas da RBS TV. As atividades que integram a programação abordam o tema “Práticas e tendências em comunicação”.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Schwanke, realizou uma fala de abertura, na qual ressaltou o papel social da comunicação. “É importante nos sentirmos orgulhosos por termos escolhido a área da comunicação, porque nós somos muito importantes para a sociedade. Nós temos um fazer que tem uma diretriz social, nunca se esqueçam disso”, destacou.

O coordenador de telejornalismo da Região Norte da RBS TV, Mateus Rodighero, e a repórter Gherusa Cassol apresentaram ao público presente o Projeto Primeira Pauta RBS. O evento oportunizou uma troca de aprendizados entre os acadêmicos e convidados, que contaram sobre suas experiências, desafios e realizações da profissão, bem como compartilharam sobre suas rotinas como comunicadores. “Se você quer ser um comunicador, um operador, um repórter, você vai ter que enxergar isso e entender o caminho que vai precisar trilhar para chegar lá”, afirmou Mateus.

A Vice-Reitora de Graduação da Unijuí, professora Fabiana Fachinetto, que também esteve presente no evento, enfatizou a relevância do momento para a vida acadêmica dos estudantes. “A Universidade está aqui para abrir a nossa mente para diversos aspectos. Esses momentos são planejados com muito carinho pelos nossos professores, para vocês conhecerem outras realidades”. Ela ainda acrescentou que essas trocas com profissionais que vivem o mundo da comunicação, expandem os horizontes para as possibilidades do mercado de trabalho e as novidades nos campos de atuação.

A programação da Semana Acadêmica iniciou na quarta-feira, dia 21 de setembro, com a realização da Noite de Oficinas. O técnico de edição de vídeo e áudio da Unijuí, Celio Ferrazza, e os egressos do curso de Publicidade e Propaganda Gilmar Laurindo e Jacson Silveira ministraram, respectivamente, as oficinas práticas de Edição de Vídeo, Podcast e Direção de Arte.

A acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Laura Carvalho, participou da oficina de Podcast e destacou a importância da atividade. “A publicidade e propaganda vai aumentando, vai mudando, a comunicação vai mudando, então temos que nos adaptar em cada local. Ter uma experiência dessas é importante para tirar dúvidas e estar preparado caso a gente queira seguir nessa linha ou fazer algo parecido com o podcast”, ressaltou.

O encerramento da Semana Acadêmica irá acontecer nesta terça-feira, dia 27 de setembro, na Sala de Ideação do Espaço + Inovação, onde a convidada Vanessa Scalei abordará a pauta “Produção de Conteúdo”.

A Semana Acadêmica “Práticas e tendências em comunicação” é promovida pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Usina de Ideias e Diretório Acadêmico da Comunicação (Dacom). O evento busca promover ações de aproximação entre profissionais, professores e estudantes, além de proporcionar a discussão de assuntos da contemporaneidade e das práticas voltadas às áreas da comunicação. 

Por Keila Rosa, acadêmica de Jornalismo e estagiária da Usina de Ideias


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.