Com o objetivo de aproximar os estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da realidade do mercado de trabalho, teve início, na noite de segunda-feira, o Desafio Criativo PlayCom.
As cinco equipes inscritas devem realizar, durante os próximos dias, uma campanha Institucional para um cliente real. Neste ano, o case será a empresa ijuiense Hidroenergia Engenharia e Automação Ltda, que foi apresentada na atividade de abertura pelo Engenheiro Civil e Diretor de operações da Hidroenergia, Rafael Kieling e pelo Gestor de TI Harry Mobbs. Rafael destacou a importância da união entre a atuação desenvolvida por jornalistas e publicitários, quando entende a necessidade de atuar com maior efetividade a comunicação da empresa. Apresentou aos jogadores um pouco sobre o que é a Hidroenergia hoje, sendo esta, uma empresa dedicada ao desenvolvimento e fabricação de equipamentos para Pequenas Centrais Hidrelétricas.
Também na abertura, a coordenadora dos cursos, professora Rúbia Beatriz Schwanke, observou que a programação proporciona aos participantes o desafio de compreender as demandas, com foco no melhor resultado. Em seguida, a Vice-reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, relembrou o sucesso de eventos passados dos cursos de Comunicação, assim como segunda edição do evento, cumprimentando também os egressos que trazem à universidade suas vivências e experiências, desejando boa sorte aos alunos jogadores.
Com a Oficina sobre o tema “Desafios da Comunicação Institucional”, a jornalista Fabieli Meotti, egressa da Comunicação Social da Unijuí, diretora de Atendimento e Sócia Proprietária da Tear – Agência de Ideias, contribui com o evento ao trazer parte de sua bagagem na atuação de Assessoria Institucional. Destaca que um dos diferenciais para o bom desempenho de um desafio é “se posicionar e o ocupar o seu espaço, ouvir, organizar e planejar para o alinhamento da tomada de decisões, aliado à gestão empresarial/institucional”. Fabieli conta sobre a importância do diagnóstico e de identificar fragilidades para trabalhar sob a perspectiva de desenvolver estratégias que trabalhem sobre elas, e também, a comunicação interna, “de dentro para fora, seja na elaboração de campanhas, presença da marca, a importância de uma comunicação transparente”.
A programação segue até a próxima quinta-feira. Confira:
Terça-feira, dia 12
Hora: 19h30
Local: Prédio da COM
Processo criativo das equipes
Quarta-feira, dia 13
19h30
Local: Prédio da COM
“Tem uma ideia? Aprenda fazer um pitch vencedor”
Profa Dra Gloria Charão Ferreira
Pós-doutoranda pelo PNPD/CAPES no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado (UNIJUÍ/RS); Doutora em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI/Portugal - 2017), título reconhecido no Brasil pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC - 2017); Bolsista CAPES (2015-2017); Mestre em Administração na área de Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (UnP/RN - 2011); Pósgraduação - Especialização - em Gestão Inovadora de Pessoas e Equipes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS - 2007). Com publicações incluindo capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de apresentações de trabalho em congressos nacionais e internacionais. Avaliadora de periódicos e líder de tema do EnANPAD, Divisão ESO, em 2019. Editora associada da Revista de Administração Mackenzie - RAM - Qualis CAPES A2 - SPECIAL ISSUE ABSORPTIVE CAPACITY, em 2019. Com experiência na área de Administração, atuando na docência e pesquisa dos seguintes temas: Capacidade de Absorção, Capacidades Dinâmicas, Inovação e Empreendedorismo, Gestão Estratégica, Gestão de Empresas Familiares, e Desenvolvimento Regional.
Quinta-feira, dia 14
Hora: 19h30
Local: Centro de Eventos
Premiação
Texto: editado a partir de matéria de Laís Dahmer, estudante de Jornalismo da Unijuí, para o Blog da Usina de Ideias.