Analista de comunicação da empresa Azul Linhas Aéreas, em São Paulo, Mateus Tamiozzo, egresso de Jornalismo, dedicou-se durante o curso para além das noites de aula. O jornalista sempre esteve em busca de experiência e conhecimento.
Durante a graduação buscou espaço nos meios de comunicação da cidade, passando por redações de jornais e rádios de Ijuí. Em 2011 teve a oportunidade de fazer intercâmbio em Portugal. Após a conclusão da faculdade, no retorno deste intercâmbio, participou de um curso do jornal O Estado de São Paulo.
“Acabei conhecendo algumas pessoas lá e aí surgiu essa oportunidade. Eu fui meio que sem pensar duas vezes”, relembra. "Esse conjunto de coisas que eu consegui fazer durante a faculdade e também no fim dela, foi um apanhado geral para eu poder chegar aqui, numa empresa como a Azul, que está crescendo e é uma empresa relevante no cenário nacional das companhias aéreas”.
Trabalhar em uma Companhia aérea possibilitou a Mateus conhecer pessoas e lugares diferentes do Brasil e do mundo: “eu comecei viajando muito pelo Brasil. Também fui para a Europa, conheci países que eu não tinha conhecido durante o intercâmbio”.
Ao falar sobre jornalismo, Mateus destaca a importância do profissional para diferenciar notícias verdadeiras das falsas na internet, especialmente nas redes sociais. “Elas vão continuar sendo publicadas, mas eu acho que as redações que trabalham com a verdade, por assim dizer, vão ter um trabalho muito mais forte de fazer com que as pessoas compartilhem notícias que façam sentido", observa.
A entrevista completa com Mateus está disponível abaixo, realizada para o Encontro Casual, da Unijuí FM. O jornalista fala sobre as diferenças sociais e culturais entre as cidades de Ijuí e São Paulo, suas experiências na capital paulista e no mundo. Ah, e também como ele se tornou um arqueiro.