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Evento foi realizado nesta terça-feira, no Câmpus Ijuí.
O Salão Azul da Unijuí foi sede, nesta terça-feira, 3 de novembro, do 1º Seminário de Rádio, Tecnologias e Empreendedorismo na Escola. O evento reuniu professores de escolas públicas participantes do Projeto que leva o mesmo nome do seminário, além de outras escolas interessadas em saber mais sobre a utilização da Educomunicação no processo educacional.
Na parte da manhã aconteceu a palestra com a jornalista Sátira Machado, que abordou a temática “Educação Tecnologias da Informação e Comunicação no Ambiente Escolar”. À tarde aconteceu a apresentação do Locutor da Hora, software desenvolvido pelos bolsistas de Ciência da Computação que simula uma apresentação ao vivo da programação de uma emissora de rádio. Posteriormente, os participantes compartilharam os relatos de experiência da implementação do Projeto em suas escolas.
A coordenadora do projeto Rúbia Schwanke explica que as escolas participantes do projeto participam de oficinas que são uma instrumentalização para que os alunos e professores aprendam a usar efetivamente algumas tecnologias e levar isso para o ambiente escolar. “O que é defendido no projeto é que as escolas estejam fundamentadas na perspectiva da Educomunicação, ou seja, que os meios de comunicação não sejam o centro e a razão principal, mas que sirvam de mediação para produção do conhecimento dentro da escola”, esclarece.
Como são os próprios alunos que preparam o programa que vai ao ar na rádio da escola, o processo auxilia na desinibição, na melhoria do vocabulário, da comunicação, além de trabalhar o senso de responsabilidade de cada um na medida em que as funções são distribuídas pelos professores coordenadores das rádios.
A professora e criadora do projeto, Vera Raddatz relata, que um dos maiores desafios para a implementação da Educomunicação e do uso das tecnologias em sala de aula é ter, justamente, um grupo de professores que compreenda esse processo. “A partir das observações do projeto e também do que foi discutido no evento é importante que se tenha pelo menos um professor dentro da escola que compreenda o que é Educomunicação e possa ser um líder no sentido de formatar uma proposta que contemple essa ideia”, frisa.
Para as professoras, o Seminário, assim como o projeto, revela a importância de preparar alunos e professores para o uso das novas tecnologias, utilizando-as não apenas para o entretenimento, mas também para ampliar e propagar o conhecimento.