A aula no MADP já é uma tradição no curso de Jornalismo da UNIJUÍ.
Na noite de 20 de agosto, a turma de Fundamentos do Jornalismo fez uma aula prática de história no Museu Antropológico Diretor Pestana – MADP.
Na primeira parte da aula, o jornalista e escritor Ademar Campos Bindé, grande conhecedor da história da imprensa em Ijuí e região, compartilhou sua experiência com os alunos.
“Trata-se de um momento muito especial, já que o senhor Bindé representa uma referência para a história da nossa imprensa. O contato com os aspirantes a jornalista é sem dúvida enriquecedor”, avalia o professor Marcio Granez, responsável pela disciplina.
Após a conversa com o jornalista e escritor, os alunos conheceram o acervo permanente do museu e o acervo documental. Fotos, objetos que marcaram os primórdios da imprensa, jornais antigos e o acervo digitalizado fizeram parte dessa etapa da atividade, que contou com o apoio da equipe do MADP. A turma fez visita guiada ao acervo permanente, com ênfase nos objetos relativos à imprensa. Em seguida, os alunos tiveram acesso ao acervo documental, incluindo fotos de momentos marcantes da história e coleções de jornais que marcaram época, como o Pasquim.
A aula no MADP já é uma tradição no curso de Jornalismo da UNIJUÍ. “O acervo do museu é um dos mais bem conservados e importantes do estado e talvez até mesmo do país. Vale a pena conferir, seja qual for a área do conhecimento”, finaliza o professor Marcio Granez.
Foto: MADP