Com foco em prestar serviços para entidades sem fins lucrativos, Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas, o Laboratório de Contabilidade da Unijuí, vinculado ao curso de Ciências Contábeis, teve uma atuação importante no último ano. Ao todo, foram 23 entidades atendidas em Ijuí, outras cinco em Panambi e três em Santa Rosa. Também foram atendidos 14 MEIs e sete ligas universitárias do curso de Medicina.
“O ano de 2023 ficou marcado para o Laboratório de Contabilidade por atender a várias entidades sem fins lucrativos, mas um fato novo foi a realização de cursos com o tema de imposto de renda para produtores rurais, ministrados através de parcerias com cooperativas da região”, comenta o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné.
Além de atender entidades, o Laboratório de Contabilidade tem uma parceria com a Receita Federal do Brasil, a partir do Núcleo de Assessoramento Contábil e Fiscal (NAF), que recebe demandas do órgão para a resolução e presta serviços a partir do trabalho exercido por estudantes do curso de Ciências Contábeis, os quais atendem de forma voluntária, o que, segundo o docente, é o principal diferencial, em especial para a formação dos acadêmicos participantes.
“Os estudantes são convidados a participar das atividades de forma voluntária no Laboratório desde o primeiro semestre, pois é um espaço que complementa as competências que são desenvolvidas em sala de aula. Os estudantes voluntários têm a oportunidade de efetuar lançamentos contábeis, gerar relatórios contábeis, efetuar análise de demonstrativos contábeis, enviar obrigações acessórias tributárias e calcular a folha de pagamento. Lembrando que todas as atividades são realizadas por meio de um software contábil com a supervisão de uma contadora”, detalha Didoné.
As principais demandas recebidas pelos Laboratórios de Contabilidade estão voltadas para o atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), atendimento a entidades sem fins lucrativos, pessoas isentas do Imposto de Renda e também na emissão de guias de regularização. O Laboratório de Contabilidade também atua voltado a quem deseja realizar o cadastro na plataforma do governo federal.
Neste ano, o principal objetivo a ser alcançado pelo laboratório, conforme o coordenador do curso, é voltado a um projeto que tem a proposta de atender também a entidades com fins lucrativos. “Queremos diversificar as modalidades de empresas que prestaremos serviços”, comenta. O Laboratório de Contabilidade está disponível nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi. O atendimento é feito nos turnos da tarde e da noite.