Acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí participaram, nesta semana, de uma atividade integrada, dentro da disciplina de Projeto Integrador: Governança e Finanças. O objetivo foi elencar e abordar como são geridas as finanças na América Latina, em especial no Brasil e na Argentina. A atividade contou com a participação de professores e estudantes da Universidad Gastón Dachary, da Argentina, que participaram de forma remota.
Conforme explica o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné, a proposta foi propor aos acadêmicos uma pesquisa sobre as questões norteadoras sobre o tema das finanças, onde a seguir foram montados slides e apresentados pelo professor da disciplina, Isoé Nicolas Schneider. Em seguida foram feitos debates entre os estudantes.
“A ideia era que os nossos acadêmicos pesquisassem e preparassem as apresentações para evidenciar como são feitos os investimentos financeiros no nosso país”, comenta o professor Didoné, que lembra que essa é uma atividade importante, pois promove a internacionalização dos dois cursos e potencializa a pesquisa realizada pelos estudantes.
Durante a apresentação, foram tratadas questões envolvendo como são feitos os investimentos, o uso dos aplicativos móveis, plataformas de negociação online que existem, uso de robôs, acessórios, junto com a disseminação das tecnologias emergentes. “A partir dos trabalhos pudemos mostrar como essas questões moldam o futuro dos investimentos e como estão transformando a maneira de como as pessoas investem”, ressalta o professor Isoé.
O docente complementa que a partir das pesquisas foi possível evidenciar que há maior acesso a investimentos e novas tecnologias e que cada vez mais pessoas estão se inserindo no mercado financeiro.