TCC analisa empresas do agronegócio que fazem parte da bolsa de valores brasileira - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Recentemente formada no curso de Ciências Contábeis da Unijuí, Maria Eduarda Ludwig Pinto decidiu analisar, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como os ativos biológicos e as ações sustentáveis estavam sendo evidenciados em empresas do agronegócio listadas na B3, a bolsa de valores oficial do Brasil. A pesquisa intitulada “Ativos biológicos e a relação com a sustentabilidade: um estudo em empresas do agronegócio'' foi orientada pela professora Roselaine Filipin.

De acordo com Maria Eduarda, os resultados encontrados apontaram que companhias pertencentes ao subsetor agropecuário da B3 têm se empenhado em fornecer informações claras e fidedignas. “Levando em consideração as diretrizes da Norma Brasileira de Contabilidade - Técnica Geral (NBC TG 29 [R2]) na divulgação de aspectos referentes aos ativos biológicos, o trabalho evidencia as práticas sustentáveis adotadas no processo produtivo das empresas”, comenta.

Para a produção da monografia, Maria Eduarda utilizou livros, artigos e a norma já mencionada para ter embasamento teórico. “Enquanto isso, para a parte prática foram utilizadas as notas explicativas e as demonstrações contábeis das companhias estudadas, referentes aos anos de 2019 e 2020, além dos materiais sobre sustentabilidade publicados nos sites corporativos”, afirma.

A jovem já iniciou uma nova etapa de sua vida acadêmica, ao ser admitida no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí. “Meu plano é continuar estudando para me especializar cada vez mais e usar o conhecimento adquirido em benefício de outras pessoas e da sociedade que faço parte”, conta.

Maria Eduarda afirma que a conclusão da graduação traz “o sentimento de dever cumprido”. “É muita felicidade ter realizado esse sonho de me tornar bacharela em Ciências Contábeis. Sinto gratidão pelo conhecimento adquirido, por todas as pessoas que conheci durante essa trajetória e pelas experiências vividas”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.